SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

TAE da UFMG discutem ataques ao serviço público e eleição para reitor

25/08/2017
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Em assembleia na manhã desta sexta-feira, dia 25 de agosto, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG debateram conjuntura nacional e os ataques do governo ao serviço público e aos servidores.Também aprovaram a retomada das mobilizações e a construção de uma nova greve geral, com a participação de toda a comunidade universitária.

A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, repassou os informes da última reunião, promovida pela CUT-MG, com servidores públicos das três esferas. Segundo os relatos, os servidores das estatais estão sendo oprimidos e pressionados a fazerem a adesão aos PDV (Programas de Demissão Voluntária). Nos Correios, já foram 20 mil trabalhadores demitidos no último ano, enquanto a Caixa já perdeu 17 mil.”Estão coagindo e utilizando de práticas de assédio moral para forçar o desligamento. As Cemig e a Copasa estão na mira das privatizações. Precisamos ter consciência de que seremos os próximos e, por isto, temos que nos unirmos para enfrentarmos estes ataques”, explicou.

Ataques aos servidores federais

Na esfera federal, o governo, já disse que pretende congelar os salários nos próximos dois anos, tendo, inclusive, vetado reajustes já acordados com algumas categorias. Há, ainda, a intenção de promover readequação das carreiras, o que é, na verdade, uma proposta de redução salarial e achatamento dos vencimentos. “Estão ameaçando a tirar nossos  incentivos à qualificação, por ser um ponto fora da curva nas carreiras. Conquistamos com muito custo e temos que fazer uma luta conjunta e forte. A luta contra a Reforma da Previdência nos mostrou que é possível resistir quando nos unimos; o governo pretendia ter aprovado a reforma em março, e agora já não se sabe quando irá para votação. Precisamos de um movimento forte e, caso necessário, fazer a greve”, disse Cristina.

Como consequência desse debate na assembleia, foi aprovado que será encaminhado para a FASUBRA a proposta de realização de Paralisação Nacional no dia 18 de setembro e a construção de uma nova Greve Geral com a CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais.

CONFASUBRA

Os campos políticos ligados à CUT na direção nacional da FASUBRA Sindical  estão defendendo a manutenção da data do CONFASUBRA já definida anteriormente em Plenária Nacional. Há um debate, por parte da direção, defendendo o adiamento do congresso para o próximo ano. Segundo o relato da coordenação da assembleia, há uma insatisfação geral com a forma como a Federação tem conduzido a Categoria. Assim, a intenção é manter, além de um calendário de lutas que dê conta das atuais demandas, também a data do Confasubra, buscando construir uma união capaz de reverter a situação de letargia e descrença da Categoria, eleger uma nova direção e atuar no sentido de tornar a FASUBRA novamente protagonista da luta nacional.

Eleições para reitor da UFMG

O atual Reitor da UFMG, o professor Jaime Ramirez, já declarou que irá se recandidatar ao cargo. No dia 12 de setembro, ele deixará o cargo para iniciar a campanha eleitoral. No seu lugar assumirá o professor mais antigo (decano) do Conselho Universitário. Também já se apresentaram como candidatos, a professora Andrea Mara Macedo, atual Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e o prof. Renato de Lima Santos, atual diretor da Escola de Veterinária.

Após uma ampla discussão sobre o processo na assembleia, ficou decidido que a Categoria irá apresentar um programa para os candidatos, com vários pontos de interesse, inclusive a nomeação de Técnico-Administrativos em Educação para as Pró-reitorias de Recursos Humanos e Administração.

O programa deve contemplar a realiza;ão do Congresso Universitário, a discussão da democratização da instituição (inclusive da Paridade); a ampliação das jornada de 30h; um seminário institucional sobre assédio moral; programa de recursos humanos/ e a resolução dos problemas de segurança, entre outros.

Propostas podem ser enviadas para o email: imprensa@sindifesbh.org.br com o assunto: Proposta para o Reitor da UFMG.

Nova assembleia

A próxima Assembleia foi marcada para o dia 1º de setembro, no período da manhã, em auditório a ser definido.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados