Bases do SINDIFES indicam à FASUBRA aceitar proposta do governo

Em assembleia realizada na segunda-feira, dia 20 de agosto, na Reitoria da UFMG, com a presença de cerca de 400 participantes, a Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação desta Universidade discutiu e deliberou sobre a orientação do Comando Nacional de Greve, decidindo aceitar a proposta do governo. Para a Categoria, a decisão encerra o movimento grevista, mas não acaba com a luta e não impede que novas reivindicações sejam feitas posteriormente. A assembleia teve como referência para aprovação o Informativo de Greve do CNG nº 11, de 17 agosto de 2012, que apresenta a evolução salarial, avalia a proposta do Governo e analisa os cenários possíveis ao se aceitar ou rejeitar o acordo.

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

De acordo com o IG, o Comando Nacional de Greve orienta “por ampla maioria, indicar para a categoria avaliar, nas assembleias gerais a se realizarem nos dias 20 e 21 de agosto, a aceitação da proposta na perspectiva de que está dado, em função da conjuntura atual, os limites para o momento, sem, contudo, deixar de registrar nossa crítica política ao governo que premia outros setores privados em detrimento do investimento social que a sociedade almeja. A aceitação da proposta significa indicar o retorno unificado ao trabalho para o dia 27 de agosto, segunda-feira. Por fim, o CNG/FASUBRA irá acatar efetivamente o que a maioria das assembleias de base aprovar em todo país. É decisão final da base e, esta tradição, queremos sempre preservar e fortalecer, cumprindo o nosso papel de condutor da greve nacional, orientando e apresentando todos os aspectos e análises feitas, sem escamotear o debate sério, pois sempre acreditamos na disposição de luta da nossa categoria.”

Índice de reajuste baixo

Apesar de a Categoria avaliar que a proposta de reajuste salarial é abaixo do esperado, não cobrindo sequer a inflação do período, o entendimento da maioria é que não se pode rejeitar cerca de R$ 2,9 bilhões, em reajustes que variam de 15,76% (classe A, início da carreira) a 26,99% (classe E, final da carreira); as modificações no Anexo IV que possibilitam a todas as classes terem acesso aos incentivos por qualificação (pós-graduação, mestrado e doutorado) – inclusive aos aposentados que obtiveram titulação enquanto estavam em atividade. As demais reivindicações, tais como Reposicionamento de Aposentados, Racionalização de Cargos, Terceirização, entre outros, também serão pactuados e terão prazos estabelecidos para posterior discussão.

Conforme os cenários de rejeição da proposta apresentados pelo CNG, nessa hipótese haveria incerteza e até mesmo possibilidade de perdas, pois o Governo poderia investir o dinheiro em acordos com outras Categorias que estão em Greve, ou mesmo negar quaisquer acordos posteriores, com base no limite de aprovação do seu orçamento em 31 de agosto, quando irá para o Congresso Nacional a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Após os esclarecimentos sobre as avaliações e orientações do CNG, a Categoria votou as propostas encaminhadas, tendo vencido o cenário de número 3, que indica a aceitação da proposta do governo, por ampla maioria, com somente 12 votos contrários e 12 abstenções.

Na próxima quinta-feira, dia 23, às 9h30, na reitoria da UFMG, será realizada uma assembleia específica para avaliar a Greve Interna da UFMG e tratar de questões relativas à greve nacional, uma vez que a FASUBRA e o Governo tem reunião marcada para a quarta-feira, 22/08.

Foi votada e aprovada, ainda, a continuidade do movimento grevista, até que o CNG/FASUBRA indique seu término. Também foi aprovada a continuidade da Greve Interna da UFMG.

Bases do SINDIFES aprovam proposta

Aproximadamente 80 trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do CEFET-MG, reunidos em assembleia realizada no dia 20 de agosto, no auditório do Campus I, avaliaram a contraproposta do Governo e o relato do Comando Nacional de Greve, decidindo acatar, por ampla maioria, o Cenário 3 das orientações do CNG, mesmo esta não satisfazendo os anseios da Categoria. Estiveram na assembleia representantes das Unidades de Divinópolis e Araxá.

Uma nova assembleia foi agendada para a próxima sexta-feira, 24 de agosto, às 9h30 no Campus I (local a ser definido) para avaliação dos informes da FASUBRA e encaminhamentos sobre a Pauta Interna, dentre outros assuntos. Caso a contraproposta do Governo seja aceita pela maioria das bases o retorno unificado às atividades acontece na segunda-feira, 27 de agosto.

Também os trabalhadores da Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (UFVJM), reunidos nos campi de Diamantina e Teófilo Otoni, votaram favoravelmente pela aceitação da proposta do Governo.

Os trabalhadores TAEs do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), da Reitoria em Belo Horizonte e dos campi de São João Evangelista e Formiga, avaliando as orientações encaminhadas pelo Comando Nacional, deliberaram, por ampla maioria, por aceitar a proposta do governo.

Clique aqui para conferir o detalhamento da proposta do Governo.

Disponível em <https://sindifes.org.br/doe-para-o-bazar-de-greve-do-hc-ufmg/> Acesso: 19/04/2024 às 23:15