Inscrições abertas para o 13º Festival de Verão da UFMG

O 13º Festival de Verão UFMG acontece entre 11 e 14 de fevereiro, com 13 oficinas, um ciclo de debates e oito eventos culturais, realizados no centro de Belo Horizonte. No período que antecede o Carnaval, propomos nos “desaplanar”, ou seja, “ver pelos olhos do outro”, entrelaçando linhas de raciocínio diversas que possibilitam mudanças de percepções. E é a imaginação que nos possibilita perceber a multiplicidade de mundos que trazemos dentro de nós e que nos permite elaborar, criar, viver.

Inspirado no livro Desaplanar, no qual o quadrinista e professor Nick Sousanis desenvolve esse neologismo, o Festival propõe uma programação pautada na diversidade, em pontos de vista distintos, mas não isolados, que se cruzam e interagem para formação de uma perspectiva multidimensional, caleidoscópica.

Na tentativa de exercitar a imaginação e expandir a compreensão, o Festival traz uma diversidade de pensadores do saber acadêmico e também da tradição, valorizando a divergência e até mesmo a convivência de pensamentos distintos, numa perspectiva multidimensional. Entendemos que viver apenas com nosso ponto de vista é solitário e que outros olhares são essenciais para nos tirar das certezas absolutas e fazer o mundo se abrir.

A ideia central da programação é criar múltiplos conjuntos de referência, a partir dos quais podemos ver e experienciar o mundo de maneira distinta de modo a nos tornar, também, distintos.

https://www.ufmg.br/festivaldeverao/13-festival/