O dia 8 de março tem sido marcado como um dia para lembrar das lutas e resistências protagonizadas por mulheres em diferentes partes do mundo, sobretudo ao longo do século XX, com pautas ligadas ao debate de gênero, exploração no trabalho, violência doméstica. Para discutir esses e outros temas, vai ser realizado no próximo dia 8 o 2º Encontro Mulheres, Resistências, Memórias e Emancipação. O encontro é organizado por diferentes grupos da UFVJM e será realizado no auditório da Reitoria, das 16h às 23h, em Diamantina. Participe!

2º Encontro Mulheres, Resistências, Memórias e Emancipação da UFVJM será realizado dia 8 de março 1O encontro

O Encontro Mulheres, Resistências, Memórias e Emancipação tem por objetivo discutir temas que têm relação com a pauta feminista, mas de interesse da sociedade como um todo, como as questões étnico-raciais, de gênero e educação. As campanhas contra a violência e assédio e em defesa e luta por direitos têm se intensificado em razão da contrarreforma da previdência social, reforma trabalhista, entre outros, que configuram como políticas em pauta e que afetam diretamente as condições de vida e de trabalho das mulheres.

O evento busca dialogar, trazer experiências e reflexões de outros sujeitos, para além da comunidade universitária. Em 2017, ano do 1º encontro, participaram pessoas da comunidade externa que ofertaram oficinas e contribuíram com as mesas de discussão. Neste ano, o evento mantém esse caráter.

São responsáveis pelo encontro os grupos de pesquisa da UFVJM Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro e Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes (Nelas), o Sindicato dos Docentes (ADUFVJM) e o Sindicato dos Técnicos (Sindifes), que contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e dos projetos Pibic/Fapemig 1742017 e 232718.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-educacao-ciencia-e-tecnologia-da-almg-declara-apoio-a-greve-dos-tae/> Acesso: 18/04/2024 às 22:54