Ato em Belo Horizonte de repúdio ao Golpe Militar de 1964

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) repudia as comemorações do golpe militar de 1964 impostas pelo presidente Jair Bolsonaro para o dia 31 de março. E convoca toda a sua base no Estado a realizar manifestações contra a ditadura militar no dia 31. Em Belo Horizonte, o Ato de Repúdio será às 12 horas, na Praça da Liberdade. A concentração começa às 10 horas.

A celebração do golpe militar e da ditadura nos quartéis das Forças Armadas, determinada por Jair Bolsonaro, é uma afronta à democracia, aos direitos humanos, ao estado democrático de direito, à memória e à consciência cívica brasileiras. A exaltação do regime de exceção constitui um retrocesso histórico, político e humanista. Ainda temos vivas na lembrança as prisões, as torturas, os assassinatos e a repressão às liberdades de pensamento, opinião e direitos civis.

Vamos às ruas todos de preto, neste 31 de março, para protestar contra mais este ataque de um representante da extrema direita aos princípios básicos da democracia, à garantia de direitos. Ataque representado pela comemoração de um golpe e de uma ditadura que vitimaram todo o país por 21 anos, com a interrupção da normalidade democrática. Um capítulo triste e trágico da história brasileira. Um período sangrento, longo e brutal que ceifou milhares de vidas, com o terror, a repressão, as perseguições, as prisões arbitrárias e assassinatos. Um tempo em quer trabalhadores, sindicalistas, artistas, militantes e até mesmo militares foram executados.

Uma época sombria, triste, infeliz e vergonhosa de nossa história, e que não pode ser comemorada, mas sempre relembrada, para que não passemos pelo mesmo flagelo no futuro.

É essencial que levemos às ruas e praças o veemente protesto contra mais este retrocesso.

Disponível em <https://sindifes.org.br/base-do-sindifes-assembleia-de-greve-atividade-na-ufmg-25-04/> Acesso: 25/04/2024 às 14:38