Base do SINDIFES levará proposta de Greve, por tempo indeterminado, a partir de 18 de março, para Plenária da FASUBRA

Em Assembleia, na manhã desta quarta-feira, dia 4, a Base do SINDIFES (UFMG) aprovou que os delegados que representarão a Categoria na Plenária da FASUBRA levem a proposta de deflagração de Greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 18 de Março para ser debatida com as demais bases que estarão na Plenária. A Categoria ainda deliberou que todos os delegados eleitos devem defender o posicionamento em relação à Greve, seguindo a deliberação da Assembleia.

No entendimento da Categoria, é preciso barrar os ataques do governo Bolsonaro aos Servidores e Serviços Públicos e o enfrentamento é o único meio de garantir as conquistas e reivindicar melhores condições. Para a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, “os Técnico-Administrativos em Educação não podem ficar parados assistindo o governo acabar com as políticas públicas e destruir os serviços públicos. É preciso demonstrarmos para a população os impactos dessa política nefasta de retirada de direitos”.

Outro ponto é que a reforma administrativa está sendo feita por meio de portarias, instruções normativas, ofícios e medidas provisórias. A última medida foi o ofício do MEC Nº 008/2020 que tenta congelar os direitos trabalhistas (promoções e progressões, adicionais ocupacionais, auxílios e demais benefícios) dos servidores públicos.

Com o movimento grevista a Categoria acredita que pode abrir espaço para uma negociação efetiva da pauta de reivindicações e de articulação com o Congresso que votará a reforma administrativa. “Temos exemplos de greves bem sucedidas como a da Petrobrás; Correios; Casa da Moeda; DataPrev. Se queremos mudar o que está acontecendo, os trabalhadores e trabalhadoras da Educação precisam reagir”, afirma Cristina.

Federação se reúne com ministro da Educação

A FASUBRA se reuniu com o ministro da Educação no dia 27 de fevereiro e questionou a demora para a resposta dos ofícios protocolados para a abertura de negociações. O ministro não respondeu os questionamentos e disse que a pauta é muito extensa e que iria discutir apenas três itens. Também ironizou parte da pauta e disse que não aceita discussão sobre Democracia nas Universidades. O ministro não deu perspectiva de negociação. Por fim, ficou marcado uma nova reunião entre os dias 16 e 20 de março.

Clique aqui para acessar o relato da FASUBRA.

Atos dias 8, 14 e 18 de março

Frentes, Centrais Sindicais, Movimentos Sociais e Sindicais e Partidos Políticos preparam uma jornada de lutas para o mês de Março. Na primeira data, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, há um grande ato marcado para a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. O SINDIFES participará e fará concentração, com outras entidades, a partir das 9 horas, na Rua Pedro Lessa, nº 55, no bairro Santo André, na Ocupação Pátria Livre, de onde sairá em passeata até a Praça Sete. Também haverá concentração de outros movimentos sociais na Praça Raul Soares, no mesmo horário. Os dois movimentos se unificam na Praça Sete para o ato final. É importante que todos se mobilizem para o Ato, pois precisamos mostrar nossa força e disposição de luta. Escolha um dos pontos e participe!

No dia 14 de março, está sendo preparado um Ato para cobrar respostas sobre quem matou a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. As evidências, até então apresentadas, indicam que os assassinos teriam relações com a milícia e com a família Bolsonaro, porém o inquérito corre lentamente.

E no dia 18 de março, uma Greve Geral, em Defesa dos Serviços Públicos, Empregos, Direitos e Democracia, está sendo convocada nacionalmente. Nesta data, serão realizados atos em todas as capitais e principais cidades.

Assembleia Estatutária no dia 12 de março

Na próxima quinta-feira, dia 12, será realizada Assembleia Sindical Estatutária, às 9h, no Auditório da Reitora da UFMG, que dará continuidade ao processo eleitoral do SINDIFES para o Triênio 2020/2023. Também irá aprovar a prestação de contas da atual direção e o regimento dos Núcleos de Base.

Esta Assembleia ainda avaliará a proposta de acordo da Justiça Federal para o recebimento do 1/3 do PSS cobrado sobre as férias com deságio de 10% sobre os valores a serem recebidos. O acordo irá acelerar os trâmites, agilizando o pagamento aos integrantes do processo.

Encaminhamentos:

• Aprovado que o SINDIFES leve como proposta a indicação do dia 18 de março para deflagração de Greve Nacional, por tempo indeterminado, para discussão na Plenária Estatutária da FASUBRA;
  • Todos os delegados eleitos pela Assembleia são obrigados a defenderem e votarem a favor do encaminhamento de Greve aprovado nesta Assembleia;
  • A Base do SINDIFES irá encaminhar um documento a FASUBRA orientando que solicite ao ministro da Educação a indicação de quais os pontos de pauta são prioritários para a negociação. A intenção é impedir que ele desqualifique, mais uma vez, a pauta e não se esquive de avançar nas negociações;
  • O SINDIFES fará um documento convocando as demais entidades da base da FASUBRA a aprovarem o indicativo de Greve, por tempo indeterminado, no dia 18 de março;
  • O SINDIFES e a ASSUFEMG farão uma carta aberta contra os ataques do governo Bolsonaro aos Servidores Públicos e a Educação. Serão convidados a construir esta carta a APUBH, DCE-UFMG e demais entidades representativas do CEFET-MG, UFVJM e IFMG.
  • Resultado da eleição de Delegados: Chapa 1 (Unir), 44 votos; Chapa 2 (CTB), 12 votos; Chapa 3, 9 votos; e Chapa 4 (Ressignificar), 9 votos.

Disponível em <https://sindifes.org.br/atualizacao-cadastral-para-as-eleicoes-do-sindifes-trienio-2024-2027/> Acesso: 23/04/2024 às 11:53