Biblioteca e inovação é tema do quinto encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG

De 10 a 13 de setembro, a Biblioteca Universitária realizará o V Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG: biblioteca e inovação e II Ciclo de Formação de Editores. Destinado, sobretudo, aos bibliotecários e demais servidores do Sistema de Bibliotecas, o evento buscará sensibilizar os participantes para a necessidade de pensarem novas estratégias diante das inovações do mercado informacional. As atividades do encontro serão realizadas no Auditório A 104, no Centro de Atividades Didáticas II (CAD 2), campus Pampulha.

No dia 10, será ministrado, para um público específico, o workshop Uso e Configuração do OJS 3.1, a mais recente versão do sistema eletrônico de editoração de revistas mundialmente reconhecido. Na manhã do dia 11, será proferida palestra sobre as mudanças nos instrumentos do INEP de avaliação dos cursos presenciais e a distância, tendo como foco os aspectos relacionados ao acervo das bibliotecas universitárias. Já na parte da tarde, haverá abertura do II Ciclo de Formação de Editores, que contará com palestras sobre o Portal de Periódicos da UFMG, sobre as tendências para publicações científicas eletrônicas, Qualis-Capes e também com painel com proposta de novo organograma para o Portal de Periódicos.

No dia 12, servidores do Sistema de Bibliotecas terão a oportunidade de apresentar suas produções acadêmicas, como monografias, dissertações, teses e trabalhos apresentados em outros eventos. Nesse mesmo dia, na parte da tarde, acontecerá a mesa redonda “Memória e patrimônio”, na qual serão abordadas questões como a destruição de bibliotecas ao longo da história e registros de acervos bibliográficos no Programa Memória do Mundo da Unesco. Também será proferida palestra sobre patrimônio bibliográfico, raridade e documento.

No último dia do evento (13), Fernando Modesto, da Universidade de São Paulo, apresentará conceitos, inovações e perspectivas de um novo código de catalogação, o Resource Description & Access (RDA). Desenvolvida pelo Joint Steering Committee for the Development of RDA, essa norma on-line, baseada na Web, foi oficialmente lançada em 2013. “ Essa edição do encontro do Sistema de Bibliotecas é propícia para começarmos a discutir esse importante assunto na UFMG, já que o RDA tem sido visto como uma possibilidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação realizado nas bibliotecas da Universidade. Convidamos a todos os profissionais da informação para participarem conosco desse momento de troca de experiências e busca de novas estratégias para lidar com essa e outras inovações do campo informacional que serão abordadas no evento”, enfatiza Kátia Lúcia Pacheco, diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Para participar do V Encontro do Sistema de Bibliotecas e II Ciclo de Formação de Editores: biblioteca e inovação, é necessário se inscrever pelo link https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades. Caso queira participar de todas as atividades, é necessário se inscrever em cada um dos módulos separadamente. Também é possível se inscrever apenas no(s) módulo(s) de interesse. Será emitido certificado de participação. O evento será transmitido on-line no youtube.com/cacufmg

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3406-4611 e pelo e-mail [email protected]


Disponível em <https://sindifes.org.br/doe-para-o-bazar-de-greve-do-hc-ufmg/> Acesso: 19/04/2024 às 22:50