Bloqueios atingem de 15% a 54% dos recursos que podem ser cortados das universidades federais, diz Andifes

Os bloqueios orçamentários sobre as despesas não obrigatórias variam de 15,82%, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 53,96%, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), segundo dados da Andifes. A média era de 29,74%, segundo a associação.

Na última atualização divulgada pelo MEC, o bloqueio representava 24,84% dos gastos não obrigatórios, segundo a matéria do G1.

Leia a matéria completa no portal do G1

Decreto cassa autonomia das universidades
Numa ação retaliatória, o governo federal editou o Decreto 9.794, que cassa a autonomia universitária. Trata-se de confronto aberto pelo Planalto depois das grandes manifestações realizada na última quarta-feira (15), contra os cortes orçamentários sobre os recursos das instituições de ensino.