Campanha de Solidariedade do SINDIFES doa simulador de intubação para Faculdade de Medicina da UFMG para capacitação de estudantes e equipe de enfermagem do HC

Campanha de Solidariedade do SINDIFES doa simulador de intubação para Faculdade de Medicina da UFMG para capacitação de estudantes e equipe de enfermagem do HC 1

Paula Cristina Vasconcelos, Cristina del Papa e Maria do Carmo Barros.

O SINDIFES doou um simulador de intubação para a Faculdade de Medicina da UFMG nesta segunda-feira, dia 15 de junho. O boneco será utilizado por 320 alunos (ano) na Faculdade e também será disponibilizado para a capacitação da equipe de Enfermagem do Hospital das Clínicas.

A entrega foi feita pela coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, para a professora Maria do Carmo Barros, coordenadora do Laboratório de Simulação e para a enfermeira Paula Cristina Barcelos Vasconcelos, representante da Vice-Diretoria Técnica de Enfermagem do Hospital das Clínicas. 

Segundo a coordenadora, a doação faz parte de um conjunto de ações de proteção e promoção a vida que o Sindicato já realiza e tem ampliado neste momento de pandemia. A doação também abriu a oportunidade de fechar um Termo de Acordo entre SINDIFES, LabSim e VDTE para a capacitação dos profissionais da Enfermagem.

A professora Maria do Carmo agradeceu a doação e explicou que “não tem como ensinar a intubação sem o manequim. O manequim oferece aspectos anatômicos semelhantes ao ser humano e desta forma propicia um ambiente realístico para a capacitação”. 

Segundo ela, a intubação pode ser necessária para pacientes de COVID-19 em estado grave e apresenta riscos tanto para profissionais quanto para os pacientes. “A técnica de intubação nos pacientes com COVID-19 é difícil, pois o paciente em geral está grave e é o momento em que ele pode evoluir para parada cardiorrespiratória. Além disso, é no momento de intubação traqueal que ocorre uma grande chance de contaminação dos profissionais de saúde presentes na cena e de contaminação do ambiente.” finaliza.

A Enfermeira Paula Cristina acredita que “a educação permanente é um dos pilares para a oferta de uma assistência segura e de qualidade e a estratégia pedagógica de simulação dos atendimentos de forma realista são poderosas para a fixação do aprendizado. Para a equipe de enfermagem do HC-UFMG, o maior corpo profissional da instituição, o manequim será um valioso instrumento para as capacitações, o que traz satisfação e segurança para o servidor e se reverte diretamente para a população aqui atendida.”

A Campanha de Solidariedade do SINDIFES terá novas ações objetivando defender a vida e os princípios da fraternidade e igualdade de oportunidades, valores fundamentais neste momento caótico em que vivemos.

Campanha de Solidariedade do SINDIFES doa simulador de intubação para Faculdade de Medicina da UFMG para capacitação de estudantes e equipe de enfermagem do HC 2


Disponível em <https://sindifes.org.br/doe-para-o-bazar-de-greve-do-hc-ufmg/> Acesso: 19/04/2024 às 21:52