Categoria delibera nova Assembleia, no dia 19, para definir sobre suspensão da Greve 1

Os Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES, em Assembleia Unificada, no Auditório da Reitoria da UFMG, nesta sexta, dia 15, deliberaram a continuidade da Greve até a próxima terça-feira, dia 19. Na próxima segunda, dia 18, as bases do CEFET-MG, UFVJM e IFMG realizarão Assembleias para avaliar e deliberar pela suspensão do movimento paredista.

De acordo com a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, com a Greve, a Categoria conseguiu abrir espaço para diálogo com o governo, aumentar a pressão contra a reforma da previdência e impedir a criação da Medida Provisória do “Carreirão”.

A coordenadora explicou que a Greve foi praticamente considerada legal pela Justiça, pois o governo reconheceu que não deu prosseguimento com as negociações. “Temos que parabenizar a todos que participaram desta Greve sob ameaça do corte de ponto. Fizemos a resistência e conseguimos avançar em nossa luta”, disse. Com o governo reconhecendo a quebra das negociações, dificilmente haverá corte de ponto.

Suspensão da Greve

O governo desistiu de votar a reforma da previdência este ano por não ter o número de votos necessários e não tem força para editar a MP do Carreirão. Neste cenário, a avaliação é que a Greve pode ser suspensa até o próximo ano e em 2018 será necessário nova mobilização, pois, mesmo sendo ano eleitoral, o governo pode tentar fechar estas questões rapidamente para evitar um desgaste próximo das eleições. “Vamos começar a mobilização a partir da segunda quinzena de janeiro para impedir qualquer tentativa de votação da reforma da previdência ou ataque a nossa carreira”, afirmou Cristina.

Na próxima terça, a Assembleia Unificada será realizada às 9h, no auditório da Reitoria da UFMG e irá decidir sobre a suspensão ou não do movimento. Caso o auditório esteja ocupado, a Assembleia será na Escadaria da Reitoria. Na segunda, dia 18, as demais bases do CEFET-MG, UFVJM e IFMG deverão realizar assembleias para tirar posições locais.

Encaminhamentos

– Assembleia Unificada no dia 19/12, às 9h, no auditório da Reitoria da UFMG (e caso esteja ocupado), na escadaria da Reitoria;

– Mobilização a partir da 2º quinzena de janeiro de 2018;

– Verificar a possibilidade da Categoria participar do Bloco de Carnaval Sindical do SINDIBEL;

– Realizar debate sobre a Neutralidade da Rede (Internet) e sobre a Retirada de Vagas Integrais das UMEIs;

– Reunião do Comando de Greve na próxima segunda, dia 18/12, às 14h, na Casa do SINDIFES;

Disponível em <https://sindifes.org.br/irany-campos-conta-sua-historia-de-militancia-em-efemeride-pelos-60-anos-do-golpe-militar-em-assembleia-geral-de-greve-do-sindifes/> Acesso: 25/04/2024 às 04:03