Eleições 2018: bancada feminina na Câmara aumenta 15%; no Senado, representação mantida com 12 senadoras

Esse percentual de crescimento vem sendo registrado nas últimas legislaturas e apresenta discreta aceleração. Se em 2014, quando foram eleitas 51 deputadas, o percentual de aumento atingiu 10% na comparação com a bancada de 45 deputadas eleitas em 2010, o índice de 15% alcançado na eleição de 2018 sinaliza para cenário mais otimista, de modo que o Brasil avance no ranking de participação de mulheres no Parlamento. Contudo, ainda estamos muito abaixo da média na América Latina, em torno de 30%.

No Senado, a representação feminina a partir de 2019, contará com 12 senadoras, número um pouco menor do que a bancada atual (13), composta por 5 senadoras cujos mandatos se encerram em 2023 e outras 8 senadoras que tentaram a reeleição ou disputaram outros cargos no pleito de 2018.

Câmara dos Deputados
As 77 mulheres que farão parte da 56ª Legislatura representam 24 unidades federativas. Apenas 3 estados não elegeram mulheres: Amazonas, Maranhão e Sergipe.

As novatas são maioria entre as mulheres: 47. As outras 30 deputadas que completam a bancada feminina compõem a atual legislatura e foram reeleitas.

Não voltam
O mesmo êxito não foi compartilhado por 14 atuais deputadas que não conseguiram se reeleger.

Não estarão de volta à Câmara em 2019: Conceição Sampaio (PSDB-AM), Jozi Araújo (Pode-AP), Tia Eron (PRB-BA), Gorete Pereira (PR-CE), Dâmina Pereira (Pode-MG), Raquel Muniz (PSD-MG), Simone Morgado (MDB-PA), Júlia Marinho (PSC-PA), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Marinha Raupp (MDB-RO), Maria Helena (MDB-RR), Keiko Ota (PSB-SP), Ana Perugini (PT-SP) e Josi Nunes (Pros-TO).

Há outras deputadas que encerrarão o mandato e não vão retornar à Casa ano que vem porque disputaram outros cargos, por exemplo: Luciana Santos (PCdoB) foi eleita vice-governadora de Pernambuco, Janete Capiberibe (PSB), que concorreu mas não se elegeu senadora pelo Amapá e Jô Moraes (PCdoB), derrotada na eleição de vice-governadora de Minas Gerais.

Campeãs de votos
Algumas mulheres foram campeãs de voto em seus estados, sendo que 4 atingiram o quociente eleitoral. Apenas 27 deputados conseguiram eleger-se com os próprios votos. Conquistaram esta condição as novas deputadas: Joice Hasselmann (PSL-SP), jornalista, que obteve 1.078.666 votos, Gleisi Lula (PT-PR), atual senadora e presidente do PT, que conquistou 212.513 votos, Flordelis (PSD-RJ), administradora e cantora gospel, eleita com 196.959 votos, e Marília Arraes (PT-PE), advogada e atual vereadora de Recife, que angariou o apoio de 193.108 eleitores.

Parentesco
Uma característica da bancada feminina repetiu-se na eleição de 2018: o sufrágio de mulheres que possuem parentesco com políticos tradicionais.

No Distrito Federal, por exemplo, a campeã de votos Flávia Arruda (PR) é mulher do ex-governador José Roberto Arruda. Empresária e professora, foi eleita com 121.140 votos. Do Espírito Santo, retornará à Câmara Federal Lauriete (PR). Empresária e música, mulher do senador não reeleito Magno Malta já exerceu mandato na 54ª Legislatura (2011-2015).

No Paraná, foi eleita a deputada mais jovem: Luisa Canziani (PR), que tem 22 anos. Como revela o sobrenome, a estudante Luisa é filha do deputado Alex Canziani, que neste pleito disputou vaga para o Senado Federal, não obtendo êxito. No Rio de Janeiro, foi eleita Daniela do Waguinho (MDB-RJ), mulher do prefeito de Berlfor Roxo. Ela exerceu o cargo de secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

Outra deputada que chegará à Câmara com sobrenome tradicional na política é Jaqueline Cassol (PP). Advogada e empresária, ela é irmã do senador por Rondônia, Ivo Cassol.

Entre as atuais deputadas, renovaram os mandatos: Clarissa Garotinho (Pros-RJ), filha do ex-governador Anthony Garotinho; Soraya Santos (PR), que é casada com o ex-deputado federal Alexandre Santos; e Rejane Dias (PT), a campeã de votos no Piauí (138.800), que é mulher do governador reeleito Wellington Dias.

Novatas, mas experientes
No grupo de 47 deputadas novatas, há mulheres que acumulam experiência política por já terem exercido cargos eletivos no Legislativo ou Executivo, como por exemplo, as atuais senadoras Lídice da Mata (PSB-BA) e Gleisi Lula (PT-PR), além da titularidade em secretarias de estado ou município. Em levantamento preliminar do DIAP, foram identificadas as seguintes parlamentares: Perpetua Almeida (PCdoB-AC), ex-deputada federal; Teresa Nelma (MDB-AL), vereadora; Aline Gurgel (PRB-AP), ex-vereadora e ex-secretária extraordinária de Políticas para Mulheres; Celina Leão (PP-DF), deputada distrital; Lauriete (PR-ES), ex-deputada federal; Aurea Carolina (PSol-MG), vereadora; Greyce Elias (Avante-MG), ex-vereadora; Rose Modesto (PP-MS), vice-governadora; Edna Henrique (PSDB-PB), ex-prefeita; Marília Arraes (PT-PE), vereadora; Margarete Coelho (PSB-PI), vice-governadora e ex-deputada estadual; Talíria Petrone (PSol-RJ), vereadora, Natalia Bonavides (PT-RN), vereadora; Liziane Bayer (PSB-RS), deputada estadual; Fernanda Melchionna (PSol-RS), vereadora; Silvia Cristina (PDT-RO), vereadora; Angela Amin (PP-SC), ex-deputada federal, ex-vereadora e ex-prefeita; e Sâmia Bomfim (PSol-SP), vereadora.

Estreantes
Entre as novas deputadas, há estreantes na política e na vida pública. O fenômeno é observado em 100% das mulheres eleitas pelo PSL. As 9 deputadas integrantes do 2º maior partido com representação na Casa nunca exerceram cargos eletivos.

No grupo de neófitas, o destaque fica para a primeira deputada indígena eleita: Joênia Batista de Carvalho (Rede-RR), conhecida como Joênia Wapichana. O pioneirismo na trajetória de vida de Joênia também se aplica em sua formação: foi a primeira mulher indígena a se formar em Direito, na Universidade Federal de Roraima, em 1997.

Em entrevista para a Agência Câmara, a deputada eleita comentou que “o perfil mais conservador do Parlamento é mais um desafio a ser enfrentado”. Para Joênia, existem várias proposições anti-indígenas na Casa e que serão combatidas por ela e por todo movimento indígena do País. “Usando dos meios legais, para que nenhum abuso e inconstitucionalidade possam ser aprovados”, completou.

Proporcionalidade regional e partidária
Os estados com as maiores bancadas numéricas foram as que elegeram mais mulheres: São Paulo e Rio de Janeiro, com 11 e 10 deputadas, respectivamente. Contudo, em escalas proporcionais, as unidades federativas com maior representação feminina são o Distrito Federal, que elegeu 5 (62,5%) deputadas em um total de 8 vagas, e o Acre, com 4 (50%) deputadas em um total de 8 vagas. Os índices desses 2 estados são bem superiores à representação feminina de apenas 15% em toda a Câmara Federal.

A distribuição das mulheres eleitas, segundo a proporcionalidade partidária, a partir de 2019, será a seguinte: PT (10); PSL (9); PSDB (7); PR (6); MDB, PSol e PP com 5 deputadas cada; PCdoB (4); DEM, PDT, PSB e PRB, com 3 deputadas cada; Avante e PPS, com 2 deputadas cada, e os partidos Novo, Pode, Pros, PRP, PSD, PTB, PTC, PV, Rede e Solidariedade, com uma representante cada.

Senado Federal
No Senado, houve perda de representação, tanto em comparação com a bancada eleita em 2014 (13), quanto em comparação com a bancada atual (13). Isto porque, na eleição de 2018, foram eleitas apenas 7 novas senadoras que, somadas às 5 parlamentares cujos mandatos se encerram em 2023, totalizam bancada de 12 senadoras que terão assento na Casa a partir de 2019.

As 7 novas senadoras que tomarão posse em 2019 são: Leila do Vôlei (PSB-DF), que já atuou como secretária de Esporte do DF; Eliziane Gama (PPS-MA), atual deputada federal; Soraya Thronicke (PSL-MS), advogada e empresária, que estreia na política; Juíza Selma Arruda (PSL-MT), aposentada, também estreante; Daniella Ribeiro (PP-PB), ex-prefeita de Campina Grande e atual deputada estadual; além das atuais deputadas federais, Drª Zenaide Maia (PHS-RN) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Completam a lista as senadoras Rose de Freitas (Pode-ES), Simone Tebet (MDB-MS), Maria do Carmo (DEM-SE), Kátia Abreu (PDT-TO) e Fátima Bezerra (PT-RN). Importante destacar que a senadora Fátima concorre, em 2º turno, ao governo do Rio Grande do Norte. Caso eleita, será mais uma perda para a bancada feminina no Senado.

Outras baixas
Entre as senadoras cujos mandatos terminam em 2019, 3 não conseguiram se reeleger: Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lúcia Vânia (PSB-GO) e Ângela Portela (PDT-RR). As senadoras Lídice da Mata (PSB-BA) e Gleisi Lula (PT-PR) migraram suas candidaturas para a Câmara Federal e foram eleitas. A senadora Regina Sousa (PT-PI) acaba de ser eleita vice-governadora do Piauí. A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi derrotada na eleição para vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin. Já a senadora Marta Suplicy (MDB-SP) desistiu da vida pública e não foi candidata a qualquer cargo nesta eleição.

Atuação organizada
Tanto na Câmara quanto no Senado, a bancada feminina atua de forma organizada.

Desde 2009, existe, na estrutura da Câmara, a Procuradoria da Mulher. Dois anos depois, em 2013, foi criada a Secretaria da Mulher e também a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que representa a bancada feminina, composta por todas as parlamentares mulheres.

Dentre os avanços a partir da criação dessas instâncias, destaca-se a presença da Coordenadora dos Direitos da Mulher (eleita pela bancada feminina) nas reuniões do Colégio de Líderes, com voz e voto, e o direito a fazer uso do horário de liderança nas sessões plenárias — passo muito importante para a representação feminina na Câmara dos Deputados.

Entre os principais pleitos da bancada feminina, podemos citar: o combate à violência contra as mulheres, com ampliação da rede de proteção prevista na Lei Maria da Penha; o incremento da representação das mulheres nas instâncias decisórias; e a reforma política com paridade entre os gêneros.

BANCADA FEMININA

PARLAMENTAR

PARTIDO

UF

MANDATOS

VOTAÇÃO 2018

IDADE

SITUAÇÃO

PROFISSÃO

Jéssica Sales

MDB

AC

28.717

38

Reeleita

Médica

Perpetua Almeida

PCdoB

AC

18.374

54

Nova

Professora e Bancária

Mara Rocha

PSDB

AC

40.047

45

Nova

Empresária

Drª Vanda Milani

SDD

AC

22.219

65

Nova

Magistrada

Teresa Nelma

MDB

AL

44.207

61

Nova

Professora

Leda Sadala

Avante

AP

11.301

52

Nova

Contadora

Professora Marcivânia

PCdoB

AP

14.196

45

Reeleita

Professora de Ensino Médio

Aline Gurgel

PRB

AP

16.519

38

Nova

Advogada

Alice Portugal

PCdoB

BA

126.595

59

Reeleita

Química Industrial e Farmacêutica Bioquímica

Lídice da Mata

PSB

BA

104.348

62

Nova

Economista

Profª Dayane Pimentel

PSL

BA

136.742

32

Nova

Professora de ensino superior

Luizianne

PT

CE

173.777

50

Reeleita

Jornalista e Professora de Ensino Superior

Celina Leão

PP

DF

31.610

41

Nova

Administradora

Paula Belmonte

PPS

DF

46.069

45

Nova

Empresária

Flavia Arruda

PR

DF

121.340

38

Nova

Empresária e professora

Bia Kicis

PRP

DF

86.415

57

Nova

Advogada

Érika Kokay

PT

DF

89.986

61

Reeleita

Bancária

Norma Ayub

DEM

ES

57.156

59

Reeleita

Servidora Pública Estadual

Lauriete

PR

ES

51.983

48

Nova

Empresária e Música

Dra. Soraya Manato

PSL

ES

57.741

57

Nova

Médica

Flávia Morais

PDT

GO

169.774

49

Reeleita

Professora de Educação Física

Magda Mofatto

PR

GO

88.894

70

Reeleita

Empresária

Greyce Elias

Avante

MG

37.620

37

Nova

Advogada

Alê Silva

PSL

MG

48.043

44

Nova

Advogada

Aurea Carolina

PSol

MG

162.740

35

Nova

Socióloga e Cientista Política

Margarida Salomão

PT

MG

89.378

68

Reeleita

Professora Universitária e Escritora

Tereza Cristina

DEM

MS

75.068

64

Reeleita

Engenheira Agrônoma e Empresária

Rose Modesto

PSDB

MS

120.901

40

Nova

Servidor Público Estadual

Professora Rosa Neide

PT

MT

51.015

55

Nova

Professora

Elcione Barbalho

MDB

PA

165.202

74

Reeleita

Empresária

Edna Henrique

PSDB

PB

69.935

60

Nova

Delegada

Marília Arraes

PT

PE

193.108

34

Nova

Advogada

Iracema Portella

PP

PI

96.277

52

Reeleita

Empresária

Margarete Coelho

PP

PI

76.338

57

Nova

Servidora Pública do Estado

Rejane Dias

PT

PI

138.800

46

Reeleita

Administradora

Dra. Marina

PTC

PI

70.828

38

Nova

Médica

Christiane de Souza Yared

PR

PR

107.636

58

Reeleita

Empresária e Pastora

Aline Sleutjes

PSL

PR

33.628

39

Nova

Agente Administrativo

Gleisi Lula

PT

PR

212.513

53

Nova

Advogada

Luisa Canziani

PTB

PR

90.249

22

Nova

Estudante

Leandre

PV

PR

123.958

43

Reeleita

Engenheira

Daniela do Waguinho

MDB

RJ

136.286

42

Nova

Professora

Jandira Feghali

PCdoB

RJ

71.646

61

Reeleita

Médica e Música

Soraya Santos

PR

RJ

48.328

60

Reeleita

Advogada

Rosângela Gomes

PRB

RJ

63.952

52

Reeleita

Bacharel em Direito

Clarissa Garotinho

PROS

RJ

35.131

36

Reeleita

Jornalista

Flordelis

PSD

RJ

196.959

57

Nova

Administradora

Chris Tonietto

PSL

RJ

38.525

27

Nova

Advogada

Major Fabiana

PSL

RJ

57.611

38

Nova

Policial Militar

Talíria Petrone

PSol

RJ

107.317

33

Nova

Professora

Benedita da Silva

PT

RJ

44.804

76

Reeleita

Assistente Social

Natalia Bonavides

PT

RN

112.998

30

Nova

Advogada

Silvia Cristina

PDT

RO

33.038

44

Nova

Jornalista

Jaqueline Cassol

PP

RO

34.193

44

Nova

Advogada

Mariana Carvalho

PSDB

RO

38.776

32

Reeleita

Médica e Música

Shéridan

PSDB

RR

12.129

34

Reeleita

Psicóloga

Joenia Wapichana

Rede

RR

8.491

45

Nova

Advogada

Liziane Bayer

PSB

RS

52.977

37

Nova

Pastora

Fernanda Melchionna

PSOL

RS

114.302

34

Nova

Bancária e Bibliotecária

Maria do Rosário

PT

RS

97.303

52

Reeleita

Professora

Angela Amin

PP

SC

86.189

65

Nova

Professora

Carmem Zanotto

PPS

SC

84.703

56

Reeleita

Enfermeira

Geovania de Sá

PSDB

SC

101.937

46

Reeleita

Administradora

Caroline de Toni

PSL

SC

109.363

32

Nova

Advogada

Adriana Ventura

NOVO

SP

64.341

49

Nova

Administradora

Tabata Amaral

PDT

SP

264.450

25

Nova

Cientista Política e Astrofísica

Renata Abreu

PODE

SP

161.239

36

Reeleita

Empresária e Advogada

Policial Katia Sastre

PR

SP

264.013

42

Nova

Policial Militar

Maria Rosas

PRB

SP

71.745

53

Nova

Administradora

Rosana Valle

PSB

SP

106.100

49

Nova

Jornalista

Bruna Furlan

PSDB

SP

126.847

35

Reeleita

Bacharel em Direito e Empresária

Carla Zambelli

PSL

SP

76.306

38

Nova

Gerente

Joice Hasselmann

PSL

SP

1.078.666

40

Nova

Jornalista

Luiza Erundina

PSOL

SP

176.883

84

Reeleita

Assistente Social

Sâmia Bomfim

PSOL

sp

249.887

29

Nova

Servidora Pública Municipal

Professora Dorinha Seabra Rezende

DEM

TO

48.008

54

Reeleita

Empresária e Professora Universitária

Dulce Miranda

MDB

TO

40.719

55

Reeleita

Graduada em Direito


Disponível em <https://sindifes.org.br/confira-o-informe-do-cng-fasubra-sobre-a-reuniao-da-mnnp-ocorrida-no-dia-10-de-abril/> Acesso: 24/04/2024 às 00:08