Centrais lamentam a morte de Edi Alves Guimarães e se solidarizam com a família

As centrais sindicais vêm a público se solidarizar com a família e lamenta a morte da trabalhadora Edi Alves Guimarães. Ela sofreu parada cardiorrespiratória quando se dirigia ao seu trabalho na última sexta-feira (14). Verdadeiramente, toda solidariedade a sua família.

Ela trabalhava como encarregada de limpeza há cerca de 10 anos, era casada e mãe de oito filhos. Edi, de 53 anos, passou o final de semana internada no CTI do Hospital Risoleta Tolentino Neves e faleceu na tarde de segunda-feira (17).

O hospital publicou, na terça-feira (18), nota que informa que Edi Alves Guimarães morreu em decorrência de doença cardíaca e neurológica. A informação do hospital contrapõe a versão divulgada pela imprensa de que a morte foi causada pela fumaça na Avenida Antônio Carlos, na altura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O laudo médico comprova o que disseram testemunhas oculares que estavam presentes ao protesto. Segundo elas, o ônibus em que Edi se encontrava longe da manifestação e, por isso, seria improvável que ela tivesse inalado a fumaça dos pneus.

Lamentamos que a imprensa, mais uma vez de forma parcial e partidária, utilize o falecimento de uma trabalhadora como arma política para desqualificar, desmoralizar e criminalizar as manifestações realizadas em decorrência da Greve Geral do dia 14 de junho contra a Reforma da Previdência. Novamente, aconteceu pré-julgamento e criminalização dos movimentos sindical, sociais, estudantis e populares, com a divulgação de notícias falsas (fakenews) .  Mais uma vez, tudo isto acontece antes que houvesse uma apuração séria e, como deveria ser de  praxe na prática do jornalismo idôneo, ouvir as diferentes versões dos fatos, que envolveria, além da Polícia Militar, as demais testemunhas presentes e a consulta dos laudos produzidos pelo hospital, antes de apontar culpados e deturpar e manipular a opinião pública.

Disponível em <https://sindifes.org.br/nota-da-diretoria-do-sindifes-em-relacao-a-reestruturacao-organizacional-do-cefet-mg/> Acesso: 24/04/2024 às 14:00