Etapa nacional da CONAPE será de 24 a 26 de maio em Belo Horizonte

A etapa nacional da Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE 2018) será realizada entre os dias 24 e 26 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. Isto só está sendo possível graças ao compromisso, garra e determinação de cada um e de cada uma que se envolveu na organização das etapas municipais, regionais, estaduais e distrital. Mobilizou e participou efetivamente desta construção coletiva e democrática. A CONAPE 2018 vai reunir em suas atividades representantes e militantes de entidades preocupadas com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todo cidadão e para toda cidadã.

A Conferência Nacional Popular de Educação é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. Este é um espaço nosso para resistir aos ataques de uma direita conservadora, direcionada por uma elite concentradora de renda, terras e dos meios de comunicação.

Por ser o nosso espaço de campo de batalha, precisamos muito exercer a paciência e a solidariedade entre nós. Somos os responsáveis pelo sucesso da CONAPE 2018 até o momento e continuaremos sendo nesta etapa nacional. Por isso, a Comissão Local de organização da etapa nacional trabalhou muito nestes últimos meses para nos receber em Belo Horizonte da melhor forma possível.

Neste sentido, a Coordenação Executiva da CONAPE 2018 solicita que os/as Coordenadores/as das delegações estaduais/distrital orientem toda a sua delegação para que sejam militantes sempre em busca de resolver os problemas e conflitos que possam surgir, ou seja, não sejamos os causadores de problemas e conflitos entre nós e sim pessoas voltadas ao desejo de ajudar a resolvê-los. Esta é uma atividade autofinanciada e vai exigir de cada um e cada uma de nós o exercício da autoconfiança, colaboração, cooperação e solidariedade, muita solidariedade.

Desejamos uma boa partida e as militantes e os militantes de Belo Horizonte e de toda Minas Gerais estarão de corações abertos para proporcionar a vocês uma boa chegada.

Um forte abraço e Sigamos Firmes na Luta! Até breve!

Coordenação Executiva da CONAPE 2018

CUT – Central Única dos Trabalhadores

CTB – Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil

CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

CONTEE – Confederação nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

PROIFES – Federação – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de

Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UNE – União Nacional dos Estudantes

ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação

CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade

CNDE – Campanha Nacional pelo Direito à Educação

MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

24 de maio

A partir das 14 horas, haverá uma concentração na Praça da Liberdade e em seguida uma marcha por algumas ruas da cidade, que redundará em um grande ato oficial de abertura, com milhares de presentes. Para tanto, a Prefeitura de Belo Horizonte tem se colocado como importante parceira no sentido de viabilizar as condições objetivas de logística e segurança para as atividades.

25 de maio

Entre 8 horas e 12 horas, diversos pontos da cidade e a Expominas, abraçarão diversas atividades propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação. As entidades que organizarão suas atividades devem comunicá-las ao FNPE para que sejam incluídas na programação e viabilizado o espaço adequado, se necessário. O prazo é o dia 24/04 e o registro deve ser enviado ao e-mail [email protected]. A partir das 14h, os(as) delegados(as) debaterão os eixos do documento sistematizado pelo Comissão do FNPE, concentrados(as) na Expominas. O dia se encerra com Atividade Cultural, a partir das 20 horas.

26 de maio

Entre 9 horas e 14 horas, haverá a grande plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I CONAPE.

Sobre o Expominas

Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova, cujo nome homenageia um dos maiores incentivadores do turismo de negócios no Estado. Destaca-se pela infraestrutura futurista e por ser a única da América Latina interligada diretamente a uma estação de metrô (a da Gameleira). Localizado na Av. Amazonas, 6200 – Bairro Gameleira – Belo Horizonte – MG.

Clique aqui para mais informações

Veja aqui a programação completa

Disponível em <https://sindifes.org.br/durante-a-conape-a-cnte-reafirma-seu-compromisso-de-combater-a-privatizacao-e-mercantilizacao-da-educacao-publica/> Acesso: 18/04/2024 às 14:01