FASUBRA Sindical comemora seus 44 anos neste 19 de dezembro

A FASUBRA Sindical comemora nesta segunda-feira (19/12) seus 44 anos de existência e se consolida como uma entidade à frente da luta para que todas e todos tenham acesso a uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Nestas mais de quatro décadas, a Federação se fortaleceu e se tornou referência na luta pelos direitos e valorização dos mais de 220 mil técnico-administrativas e técnico-administrativos em educação das Instituições de Ensino (Universidades e Institutos Federais) em todo o país.

No último dia 8 de dezembro, como abertura da Plenária Nacional, a Federação realizou uma solenidade em celebração aos 44 anos, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. A cerimônia contou com a presença de parlamentares, autoridades e representantes de entidades sindicais. Participaram a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) e os deputados federais Paulo Pimenta do (PT/RS) e Reginaldo Lopes (PT/MG). Estiveram presentes dirigentes sindicais e das centrais: Artemis Martins (SINASEFE), Fabrício Dias (FENAJUFE), Jussara Griffo (CONDSEF), Pedro Armengol (CUT), Bernadete Menezes (INTERSINDICAL), Herivelton Ferraz (CTB) e Filipe Skiter (CSP CONLUTAS). Algumas entidades que não puderam comparecer enviaram mensagens, como Andes, Andifes e também a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS).

A deputada Alice Portugal falou um pouco da história de fundação da FASUBRA, da qual fez parte e foi diretora por duas vezes, citou as dificuldades da época da ditadura e as comparou com o momento atual. “Em 1984 fizemos uma greve épica de 84 dias, quando pararam os estudantes e os professores, e a luta pela unificação do regime das instituições foi concretizada. Ou seja, a FASUBRA é responsável por hoje nós não termos universidades de vários tipos no setor público do Brasil. Também foi a FASUBRA que constituiu de maneira interna o processo de sindicalização do setor público”. Segundo a parlamentar, com a derrota do governo de Bolsonaro, o desafio será reconstruir e avançar, sempre com luta e unidade, porque não há tempo fácil na história.

Para Paulo Pimenta, a solenidade também foi uma importante atividade de reafirmação da luta, do compromisso da FASUBRA, de toda sua história, trajetória e resistência. “Todos vocês não são só testemunhas, mas protagonistas desse período tão difícil que passamos no Brasil. Sabem, como eu, dos ataques que sofremos à democracia, à ciência, à educação, ao conhecimento, em particular as universidades, às servidoras, aos servidores e ao serviço público”, destacou. Segundo o deputado, 2023 será de muita esperança e tempo de inaugurar uma nova página na vida do brasileiro. “Estou no governo de transição e vim aqui reafirmar com vocês o meu compromisso de que nós vamos, a partir do ano que vem, retomar com muita força na sociedade brasileira a pauta do ensino público e gratuito, a pauta das universidades, mas também restabelecer nossas mesas de negociação para discutir as demandas dos servidores, das servidoras. A FASUBRA e todos os sindicatos terão um papel muito importante com o debate que queremos fazer no nosso país”, afirmou.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), reconheceu o papel histórico da FASUBRA nesses 44 anos e desejou vida longa a favor do bom serviço público, em especial, no campo da educação. “Acho que o maior desafio agora do presidente Lula é reconstruir as políticas públicas de maneira sistêmica, com o olhar da creche até a pós-graduação, mas entendendo que a formação superior, técnica, tecnológica e profissionalizante é fundamental para o avanço do projeto nacional de desenvolvimento econômico e social. Nesse sentido, quero aqui reafirmar nossa parceria. Será um ano de reconstrução porque nossa luta nos últimos seis anos se deu na resistência”, analisou.

A FASUBRA é reconhecida nacionalmente por sua luta não só em defesa da educação, mas por uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. O ano de 2022 foi de desafios, de grandes embates e a Federação, em conjunto com demais entidades do serviço público e as centrais sindicais, enfrentou uma conjuntura adversa, de um governo negacionista, genocida e ultraliberal, que tentou destruir as universidades públicas e o Estado brasileiro. Foi um ano, sobretudo, de resistência, mas também de conquistas, como a derrota da PEC 32 e, principalmente, do governo de Bolsonaro. A FASUBRA foi a primeira entidade a deliberar em plenária o apoio à candidatura de Lula. E inicia 2023, abrindo os 45 anos, mais fortalecida para retomar seus projetos, a defesa da democracia, a reconstrução da educação, da saúde e a valorização das técnica-administrativas e dos técnico-administrativos. Confira as propostas aprovadas na última Plenária Nacional para o próximo ano: https://bit.ly/3Wu4hwl

Parabéns à FASUBRA Sindical!

44 anos de luta, resistência e defesa da educação!19

Disponível em <https://sindifes.org.br/tae-da-base-do-sindifes-se-unem-as-servidores-publicos-para-protestarem-por-melhores-condicoes-de-trabalho-e-vida-e-contra-as-privatizacoes/> Acesso: 23/04/2024 às 21:51