Governo Lula recebe reitores e reafirma democracia e autonomia universitária

A Direção Nacional (DN) da FASUBRA vem, desde o início do governo Lula, acompanhando todas as movimentações em busca de espaços para estabelecer agendas sobre nossas pautas e, ao mesmo tempo, ampliar as articulações com o movimento social para garantir a defesa da democracia no país. Nesta quinta-feira (19/1), o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniram, no Palácio do Planalto, com cerca de 70 reitoras e reitores das universidades e dos institutos federais.
Durante o encontro, tanto o presidente Lula quanto o ministro da Educação destacaram que o novo governo garantirá a autonomia universitária. “Não pensem que o Lula vai escolher o reitor que ele gosta, quem tem que gostar do reitor são os professores da universidade, são os funcionários da universidade, é a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por ela. Isso eu posso garantir para vocês”, declarou o presidente.
Camilo Santana também enfatizou o fortalecimento e o respeito à autonomia das universidades e dos institutos federais. O ministro da Educação ainda disse que o governo será de diálogo e citou alguns desafios à frente da Pasta. “O Ministério da Educação estará de portas abertas para o diálogo, para a união e para a reconstrução porque houve um desmonte. Estou impressionado com o desmonte que fizeram com a educação pública nesse país, com o desrespeito, com a quebra do pacto federativo entre estados, municípios e União”, criticou.
Para a DN, a atividade retoma a abertura para discutir o papel das instituições públicas de ensino, porém é importante que haja uma reunião com todas as entidades da educação federal para que o governo possa ouvir as propostas, as reivindicações que fizerem e não foram atendidos pelo governo anterior. A DN FASUBRA, em conjunto com as entidades Andes, Sinasefe e UNE, entre outras, encaminharam um ofício ao presidente Lula solicitando uma reunião nos moldes das que aconteceram com as centrais e com os reitores.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 23/04/2024 às 08:18