Informes dos Encaminhamentos da Assembleia Sindical Geral do HC-UFMG, que suspendeu a Greve

No dia 4 de outubro a Diretoria e o Grupo de Trabalho do SINDIFES participaram de uma reunião com a PRORH e a Diretoria do Hospital das Clínicas para negociar os itens de pautas indicados pela Categoria quando aprovou a greve sanitária dos trabalhadores do HC-UFMG.

Na reunião a PRORH apresentou a proposta de acordo que foi discutida pela Categoria na Assembleia Sindical Geral, realizada na quarta-feira, no dia 6 de outubro. Na proposta de acordo foram apresentadas as seguintes proposições:

1. a manutenção das escalas mistas, praticadas no mês de setembro para o mês de outubro, para todos os servidores que realizam 40 horas semanais, mantendo-se até o dia 31.10 os plantões de 12 e 6 horas;
  2. manutenção das trocas de plantões até nova análise;
  3. acerto no Sistema do Ponto Eletrônico das horas referentes ao mês de outubro;
  4. elaboração e entrega pelo SINDIFES de documento com embasamento jurídico e técnico para a continuidade das escalas mistas, as trocas de plantões e a possibilidade de normatização das questões específicas do HC nas instâncias deliberativas da UFMG, uma delas o Conselho Universitário;
  5. Como contrapartida o SINDIFES deve realizar Assembleia Sindical Geral e votar a aprovação do acordo e a suspensão da greve.

Na Assembleia a Categoria após apresentação e discussão da proposta, em votação (com 6 votos contra e nenhuma abstenção), concordou, por ampla maioria, em aceitar o acordo e suspender a greve, mas com algumas ressalvas:

1. aprovação do Estado de Greve e de mobilização;
  2. aguardar o parecer da AGU da consulta realizada pela PRORH;
  3. aguardar a reunião do FORGEPE com o MInistério da Economia e com a presença do Ministério da Educação que está agendada para o dia 14.10, para discutir a proposta do SINDIFES de alteração da IN 02/2018, para adaptação às especificidade dos hospitais universitários em relação a autonomia de gestão, principalmente em relação a escalas e plantões;
  4. agendar reunião com o COREN para solicitar elaboração de estudo e proposição para normatização das escalas mistas, trocas de plantões, etc.;
  5. abrir nova negociação na tentativa de manutenção das escalas mistas e as trocas de plantões para os flexibilizados nos mesmos moldes atualmente praticados, no mínimo, até dezembro de 2021.

A Categoria permanece mobilizada e em  Estado de Greve até a próxima Assembleia, que acontecerá no fim do mês, entre os dias 25 e 27 de outubro onde serão apresentados os resultados das negociações que irão acontecer nesse período.

A  Diretoria Executiva Colegiada, o Grupo de Trabalho e o Comando de Mobilização continuarão a receber as demandas dos trabalhadores para posterior discussão com a Diretoria do Hospital das Clínicas e/ou PRORH.

O SINDIFES envidará todos os esforços necessários para garantir que os trabalhadores do HC-UFMG tenham melhores condições de trabalho.

Disponível em <https://sindifes.org.br/confira-o-informe-do-cng-fasubra-sobre-a-reuniao-da-mnnp-ocorrida-no-dia-10-de-abril/> Acesso: 24/04/2024 às 11:22