Informe sobre a Reunião da Direção do SINDIFES com a Direção do HC-UFMG sobre a greve da Ebserh

A Direção do SINDIFES conversou nesta terça-feira, dia 22.09, com a Diretora do HC-UFMG, para ter informações da greve dos empregados da EBSERH, e, solicitou garantias mínimas para os servidores federais da UFMG, lotados no HC.

Destacamos que não aceitaremos:

1) que haja remanejamento temporários dos servidores RJU para outros setores, para cobrir as escalas desfalcadas pelos trabalhadores da Ebserh;

2) que ocorra sobrecarga de trabalho para o servidor RJU por causa da greve dos trabalhadores da EBSERH, e, para que isso não aconteça será necessário que ocorra a redução de atendimentos, das cirurgias, dos exames e dos leitos.

A Diretoria do HC-UFMG informou que já estão providenciando as reduções necessárias para a prestação dos serviços com segurança para os usuários e para os trabalhadores em serviço. Ressaltou que o processo tem que ser gradativo, considerando que o HC é um hospital de média e alta complexidade, que no momento tem alta taxa de ocupação e pacientes graves.

Já ocorreram as medidas iniciais de redução de 40% das salas cirúrgicas; que foram reduzidos e desmarcados exames na radiologia; que houve o bloqueio de qualquer transferência da central de leitos; que houve ordem de negativa de transferência das UPAS; que o atendimento da hemodinâmica será só para urgências, que as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde já foram comunicadas da greve e das medidas tomadas; que foi comunicado ao Ministério Público de Saúde do Estado; à Rede de Urgência e Emergência do Município; que haverá recebimento de pacientes somente da linha vermelha ou os oncológicos e os transplantes que são vinculados ao HC.

Quanto ao fechamento de leitos, será iniciado à medida que as altas hospitalares e o controle da entrada dos pacientes forem ocorrendo.

Hoje fez 24 horas que a Diretoria recebeu a liminar judicial com a fixação dos quantitativos dos trabalhadores que poderão participar da greve. As medidas de restrição e fechamento foram tomadas a partir deste quantitativo e serão gradativas.

A Diretoria informou e se comprometeu a não realizar nenhum remanejamento compulsório de servidores RJU, em função da greve dos empregados da Ebserh, que sequer ventilou esta possibilidade.

A redução dos leitos, internações, cirurgias, exames, consultas e demais procedimentos é necessária para evitar a sobrecarga dos trabalhadores que estão em serviço, garantindo assim, a segurança e qualidade dos serviços de saúde prestados, para os profissionais e para os pacientes.

Orientações:

1) A greve é direito de todos os trabalhadores, sejam da iniciativa pública ou privada;

2) Respeitaremos o direito de greve dos trabalhadores da EBSERH;

3) Exigimos que nossos direitos também sejam respeitados;

4) Solicitamos ao RJU que notifique imediatamente ao SINDIFES, caso ocorra, qualquer tentativa de remanejamento ou sobrecarga de trabalho ou qualquer abuso decorrente da situação da greve deflagrada no HC.

Disponível em <https://sindifes.org.br/base-do-sindifes-assembleia-de-greve-atividade-na-ufmg-25-04/> Acesso: 25/04/2024 às 14:07