Minas Gerais marcha contra os cortes em ciência e tecnologia no dia 7 de maio

As entidades científicas brasileiras se articulam no início do mês de maio contra a crise na CT&I agravada pelo anúncio de congelamento de 42% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Somando forças ao movimento #cienciaocupabrasilia, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diversas instituições científicas e acadêmicas do País, no dia 07 de maio acontecerá a “Marcha pela Ciência em Belo Horizonte”, capital de Minas Gerais, com objetivo de protestar e pressionar o governo contra os cortes no orçamento da área. Com o slogan “Defender a ciência é defender nosso presente, passado e futuro”, o evento promoverá atividades a partir das 07h até às 16h no centro de Belo Horizonte.

Veja abaixo a programação:

1. CONCENTRAÇÃO: A partir das 07h na Praça Raul Soares. Diálogo sobre a importância da ciência com a população! Depois, seguirão em marcha para a  Praça da ALMG!
  1. AUDIÊNCIA LANÇAMENTO da Frente Parlamentar em defesa da Ciência, Tecnologia e Pesquisa (9h30). Deputados e deputadas estaduais assumirão o compromisso de defender a ciência e a tecnologia no estado de Minas Gerais junto às entidades, instituições e defensores da ciência e tecnologia!
  1. EXPOSIÇÕES E EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS (9h às 16h)
  2. Museu itinerante Ponto UFMG oferecerá oficinas de robótica, programação, cubo mágico e astronomia. Terá também tendas com animais peçonhentos, serpentes, abelhas, maquetes, fungos da Antártica, coleções, microscópio, jogos sobre desenvolvimento sustentável e impressora 3D. Neste espaço a comunidade poderá explorar e conhecer um pouco das pesquisas desenvolvidas por instituições de pesquisa como a Fiocruz, Funed CEFET-MG e UFMG.
  3. Haverá também rodas de conversa sobre a importância da ciência em temáticas emergentes – barragens, dengue, agrotóxicos, violência, entre outros.

Jornal da Ciência

Foto: Lilian Sagan/Marcha pela Ciência/Facebook em http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/minas-gerais-marcha-contra-os-cortes-em-ciencia-e-tecnologia/

Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 25/04/2024 às 06:32