Seminário sobre A Importância da ‘Data Base’ para o Servidor Público nesta terça, 19, marca dia Nacional de Lutas dos TAE

O SINDIFES convoca os Técnico-Administrativos em Educação das unidades de sua base da Grande BH para o Seminário Sobre “A Importância da Data Base para o Servidor Público”, nesta terça-feira, dia 19 de junho, às 9h30, no auditório A102 do CAD 2 da UFMG, no Campus Pampulha. A economista e técnico do DIEESE, Liliane Maria Barbosa da Silva Resende, fará a exposição do tema.

A Atividade faz parte do calendário nacional de lutas ‘Em Defesa dos Serviços Públicos, Pela Revogação da EC95 e Por Data Base Já para Todo Funcionalismo!’. O evento será transmitido pelo canal do SINDIFES no Youtube.

O que é a Data Base

A “Data-base” é a data anual em que os trabalhadores, organizados, buscam o reajuste salarial, a manutenção de benefícios e a obtenção de outros, enfim, trata-se de um instrumento jurídico que dá aos trabalhadores a possibilidade de reposição salarial.

No Brasil, a regra é aplicada aos trabalhadores do setor privado e a inexistência de regulamentação para os servidores públicos – obrigando o Poder Executivo a negociar reajustes salariais, condições de trabalho e benefícios – corrói salários, congela benefícios e precariza condições de trabalho.

Em Brasília, a FASUBRA participará das mobilizações conjuntas que ocorrem no dia 19, às 14 horas, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) e às 17 horas em frente ao STF, para os quais orienta o envolvimento das entidades filiadas localizadas próximas a Brasília, bem como a manutenção das delegadas e delegados da plenária nacional da FASUBRA até o dia 20 em Brasília nos casos que for possível.

– O Seminário é aberto e não será necessário realizar inscrição para participar.

Disponível em <https://sindifes.org.br/base-do-sindifes-assembleia-de-greve-28-de-marco-16h-online/> Acesso: 28/03/2024 às 16:23