Serviço de Referência e informação digital são temas do sexto encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG

De 10 a 12 de setembro de 2019, a Biblioteca Universitária juntamente com  a Pró-reitoria de Pesquisa, realizarão o VI Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG:  serviços de referência e informação digital o e IV Ciclo de Formação de Editores. Destinado, sobretudo, aos bibliotecários e demais servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG, os eventos buscarão sensibilizar os participantes para a necessidade de pensarem novas estratégias de interação com os usuários diante das inovações do mercado informacional. As atividades do encontro serão realizadas, gratuitamente, no Auditório 1, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), campus Pampulha.

Serviço de Referência e informação digital são temas do sexto encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG 1

No dia 10, pela manhã, sob o patrocínio da PRPq, será ministrado, para um público privado, o workshop SciVal, plataforma que contém ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier. À tarde, haverá a abertura concomitante dos eventos e serão proferidas palestras sobre ciência aberta, ampliação da visibilidade de periódicos, critérios de indexação em bases de dados, entre outros temas.

No dia 11, pela manhã, haverá o painel “Em destaque: práticas de referência do Sistema de Bibliotecas da UFMG” com a apresentação das inovações em serviços de referência das bibliotecas da UFMG do Campus Saúde, Física, Coleções Especiais e o novo Centro de Apoio aos Usuários da Biblioteca Universitária. Nesta manhã haverá ainda a participação dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG que terão a oportunidade de apresentar suas produções acadêmicas, como monografias, dissertações, teses e trabalhos apresentados em outros eventos. Nesse mesmo dia, na parte da tarde, acontecerão as palestras sobre serviçode referência de livros raros na era digital, ministrada pela Professora Ana Virgínia Pinheiro, da Biblioteca Nacional e temas como Sistemas de Descobertas e informação digital.

No último dia do evento (12), serão debatidos temas como a interação dos bibliotecários com os usuários, mídias sociais e tecnologia móveis, impacto da contrainformação, estratégias de busca de informação e cases de referência em bibliotecas universitárias, proferidas por professores da Escola de Informação da UFMG, profissionais bibliotecários do SB/UFMG e convidados.

Para participar do VI Encontro do Sistema de Bibliotecas e IV Ciclo de Formação de Editores é necessário se inscrever pelo link  https://www.eventbrite.com.br/e/vi-encontro-do-sistema-de-bibliotecas-da-ufmg-registration-70708688591?aff=inscricao. Será emitido certificado de participação.

Mais informações: Biblioteca Universitária [email protected] ou pelo telefone 3409-4611.


Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 20/04/2024 às 04:52