SINDIFES alerta sobre novo golpe envolvendo nome do Sindicato e Escritório de Advocacia
O SINDIFES alerta os Técnico-Administrativos em Educação para tentativas de golpes contra os servidores por meio de whatsapp, telefone, e-mail e cartas de falsas empresas e escritórios de advocacia. Os golpistas também fingem ser a secretária do SINDIFES ou secretária do Escritório de Advocacia Aroeira Braga Alvim, que presta serviço para o Sindicato.
ATENÇÃO! Para não cair em golpe, sempre verifique as informações pelo telefone do SINDIFES ou pessoalmente, na sede. O telefone (31) 3441-0868.
Como é o golpe
Os golpistas entram em contato com o servidor ou servidora, por meio do whatsapp, informando que ele/a tem um processo em fase de pagamento Eles utilizam um perfil falso com a logomarca do SINDIFES ou do Escritório de Advocacia.
Alegando serem da secretaria do Sindicato ou do escritório de advocacia, informam um número de processo, que pode ou não ser real, e pedem que a vítima entre em contato com o advogado ou advogada.
Com a desculpa do advogado ou advogada responsável pelo processo estar no tribunal, orientam que a conversa seja por mensagens. Isto dificulta a vítima a identificar o golpista, que alega ser algum dos advogados que atendem nos plantões do SINDIFES.
Durante a conversa pressionam a vítima a pagar algum valor, taxa ou imposto para a liberação imediata dos ganhos do processo.
ATENÇÃO! O SINDIFES NÃO PEDE PAGAMENTO PARA LIBERAÇÃO DAS AÇÕES JUDICIAIS.
Nesta fase, os golpistas argumentam que não há mais prazo para o pagamento, que este deve ser feito com urgência, sob o risco de perder a causa. Solicitam que seja realizado um depósito em conta, PIX ou boleto bancário.
ATENÇÃO! NUNCA FAÇA PAGAMENTO OU TRANSAÇÃO BANCÁRIA SEM CONFERIR A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES. NÃO HÁ COMO RECUPERAR O DINHEIRO.
Após a vítima fazer o pagamento, eles bloqueiam o número de whatsapp para não serem encontrados.
Como não cair em golpes
Sempre que receber carta, e-mail ou telefone solicitando pagamento antecipado para recebimento de valores de ações judiciais, revisão de benefícios ou taxas previdenciárias, entre em contato com o SINDIFES pelo telefone (31) 3441-0868.
No caso de entrarem em contato por telefone, anote o nome completo do atendente, telefone, endereço e e-mail e entre em contato com o SINDIFES para que possamos tomar as providências cabíveis.
Nunca faça pagamentos, pois o Sindicato, a Justiça e o Governo não cobram taxas para liberar causas ganhas. A pressão para o pagamento imediato é parte do golpe e tem como objetivo evitar a reflexão e reação da vítima.
Lembramos que os valores pagos dificilmente são recuperados, mesmo com ação da polícia e justiça.
Exemplo de um contato de golpista
![]() |
![]() |
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/blocos-vao-desfilar-com-carros-de-som-cedidos-pela-cut-mg-e-sindicatos-filiados/> Acesso: 02/02/2023 às 15:25