SINDIFES convoca Comunidade Universitária para Ato em Defesa da UFMG, nesta terça 6, às 13h

Na próxima terça, dia 6 de março, a “Operação Esperança Equilibrista” da Polícia Federal, completa três meses. Com o suposto intuito de investigar desvios de verbas no projeto Memorial da Anistia, a PF levou, coercitivamente, e de forma truculenta, o reitor a UFMG, o professor Jaime Ramirez, a vice-reitora da UFMG, professora Sandra Goulart, e outro servidores docentes e técnico-administrativos para deporem.

A violência utilizada para levá-los assustou os membros da Comunidade Universitária, sendo vista apenas nos períodos da ditadura. A ação também violou a Constituição, ao não ter convidado, anteriormente a depor, os conduzidos, que não puderam ter a presença do advogado e nem ao processo. E também foi considerado por muito, um espetáculo midiático com intenções políticas de desmoralizar as universidade federais.

Ato contra o esquecimento e pela resistência

Para que este fato não seja esquecido, o SINDIFES, o Movimento dos Professorxs em Luta e Movimentos Organizados dos Discentes realizarão, no dia 6 de março, das 13h às 14h, um Ato Público em Defesa da UFMG e da Democracia em Frente a Reitoria, no campus Pampulha.

O objetivo é demonstrar que a Comunidade Universitária está organizada, mobilizada e que não serão aceitas ações como esta. As investigações devem ser feitas dentro da lei, respeitando os limites impostos pela Constituição. O ato também chama atenção para o ataque político que as Universidades Públicas estão sofrendo, como os cortes de verbas, censuras e cerceamentos da autonomia universitária.

Universidades Federais são foco de resistência aos retrocessos

A coordenadora geral do SINDIFES, Neide Dantas, acredita que o ataque é fruto de uma tentativa de desqualificação para minar a credibilidade das universidades federais. “É um processo de desconstrução da imagem para apresentar a sociedade universidade corruptas e que podem ser sucateadas e privatizadas. Foi assim na Federal de Santa Catarina e agora na UFMG”.

PF extrapolou no uso da força

Segundo Cristina del Papa, coordenadora geral do SINDIFES, a investigação deveria ter sido feita seguindo os critérios da lei. “Não somos contra as investigações, somos contra a forma que estão sendo conduzidas. Ninguém foi convocado para dar depoimento antes, não tiveram acesso ao processo e nem sequer sabiam o porquê de estarem sendo levados. Não houve presunção de inocência e nem direito à defesa”, explica.

Ministro do STF proíbe condução coercitiva

Noi 19 de dezembro de 2017, ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu decisão liminar proibindo a realização de conduções coercitivas para interrogar investigados. O ministro considerou que esse procedimento é inconstitucional.

“A condução coercitiva para interrogatório representa uma restrição da liberdade de locomoção e da presunção de não culpabilidade, para obrigar a presença em um ato ao qual o investigado não é obrigado a comparecer. Daí sua incompatibilidade com a Constituição Federal”, escreveu o ministro.

Relembre o caso

Comunidade Universitária se mobiliza contra ação truculenta da polícia federal contra reitores e vice-reitores (as)

Confira as notas de contrárias a ação da polícia federal

Andifes denuncia ‘ilegalidade da medida’

Para Comissão da Verdade, ação criminaliza segmento que se opõe ao autoritarismo

Associação Nacional de Pós-Graduandos critica operação “em que não há suspeitos”

Unegro diz que operação afronta luta pelos direitos humanos

Conselho das fundações de apoio vê abuso em mandados

Nota da Frente Brasil Popular sobre a operação da PF na UFMG

Foto Capa: Foca Lisboa/UFMG


Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 25/04/2024 às 11:49