SINDIFES convoca TAE para atividades da Greve Geral no dia 5/12

O SINDIFES convoca os Técnico-Administrativos em Educação de sua base para a Greve Geral, no dia 5 de dezembro, contra a Reforma da Previdência e a retirada de direitos dos servidores públicos. A Greve Geral está sendo convocada pela FASUBRA, CUT-MG, Frente Brasil Popular e movimentos sociais mineiros.

Em Belo Horizonte, será realizado um grande ato unificado, na Praça Afonso Arinos, com concentração da base do SINDIFES em frente a portaria da Faculdade de Direito, a partir das 17h. A estimativa é que trabalhadores de todos os setores participem da atividade.

No Campus Pampulha da UFMG, será realizado um Ato às 8h, em Frente a Escola de Belas Artes. É importante que todos participem deste ato para fortalecermos a luta contra a reforma da previdência e em defesa dos serviços públicos.

CUT-MG mantém Greve Geral mesmo com cancelamento das centrais nacionais

A Direção da CUT-MG, na tarde desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, soltou um nota orientando a sua base para que mantenham todas as atividades programadas para o dia 5 de dezembro como forma de aumentar a pressão sobre os deputados e informar a sociedade sobre os impactos da reforma da previdência.

No início da tarde desta sexta, a CUT Nacional e demais Centrais Sindicais suspenderam a Greve Geral após o adiamento da votação da Reforma da Previdência – prevista para o dia 6. Com a suspensão, ficou a dúvida se as estaduais iriam seguir a orientação.

Clique aqui para acessar a nota da CUT-MG orientando a manutenção da Greve Geral.

Base do SINDIFES participará de Greve Geral no dia 5

O Comando de Greve do SINDIFES irá manter as atividades para o dia 5 de dezembro por acreditar que, mesmo com o adiamento da votação da Reforma da Previdência, é necessário manter e aumentar a pressão sobre os parlamentares. Os atos públicos também são uma oportunidade de dialogar com a sociedade e alertar sobre os ataques do governo golpista de Temer aos trabalhadores.

O Comando de Greve considera que a decisão da CUT Nacional está desalinhada com suas entidades de base e com a conjuntura nacional. Para o cancelamento de uma mobilização importante como esta, seria necessário ter consultado as centrais estaduais que são a sustentação da nacional.

O Comando de Greve parabeniza a CUT-MG pela decisão de manter a Greve Geral e convocar a sua base e a sociedade a manifestarem contra a reforma da previdência, deixando claro aos parlamentares mineiros “quem votar a favor da reforma da previdência, não volta!”

SINDIFES convoca TAE para atividades da Greve Geral no dia 5/12 1

Servidores públicos federais perdem 3% dos salários

Com a Medida Provisória 805/2017 os servidores públicos federais terão seus salários congelados em 2018 e 2019, entre os atingidos estão os Técnico-Administrativos em Educação e Docentes.

A medida ainda aumenta a alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% de todos os servidores públicos que recebem remuneração acima de R$ 5.531,31, inclusive aposentados e pensionistas. No cálculo da remuneração está incluído tudo que incidir no salário. São 3% a menos nos salários congelados, sem considerar a perda devido a inflação no período

Solução está em ir para rua manifestar

Em dois dias de manifestações e ato em Brasília, a FASUBRA conseguiu duas vitórias importantes. No dia 27 de novembro, a Federação fechou o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e após negociações conseguiu uma reunião com o secretário de gestão de pessoas, Augusto Chiba. Na reunião ele afirmou que o governo retomará as discussões e, em duas semanas, marcará uma reunião conjunta com o MEC para tratar os assuntos pendentes.

Clique aqui para acessar os informes completos da reunião.

No dia 28 de novembro, servidores públicos federais realizaram um ato unificado em frente ao Anexo III do Congresso. O ato repercutiu na Câmara dos Deputados que sentiu a pressão dos servidores públicos federais na rua. Com apoio de parlamentares do PT, PCdoB, PSOL e outros partidos alinhados à esquerda, foi articulada uma reunião com o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

Na reunião, além dos ataques aos servidores e a reforma da previdência, também foi tratada a propaganda do governo que ataca os servidores públicos e mente para a população provocando o ódio ao insinuar que são vagabundos e privilegiados.

Clique aqui para acessar os informes completos da reunião

Disponível em <https://sindifes.org.br/doe-para-o-bazar-de-greve-do-hc-ufmg/> Acesso: 20/04/2024 às 02:15