SINDIFES está apoiando o desenvolvimento de ventilador mecânico de baixo custo por pesquisadores do IFMG

Professores do IFMG Campus Piumhi estão desenvolvendo um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo, que pode ser usado em alguns casos de covid-19. A ideia é montar um respirador de baixo custo, registrá-lo junto à Anvisa, e depois produzir em grande escala para doar a hospitais. “A motivação é ajudar os hospitais da região, desafogando a fila para respiradores, deixando apenas os casos mais graves para os respiradores mais complexos, que possuem um custo bem maior, da ordem de R$ 200 mil”, explica Felipe Alves.

O projeto é patrocinado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e, o protótipo, que custa aproximadamente 20 mil reais, pode atender até 20 pacientes simultaneamente. “Conseguimos patrocínio para montarmos o protótipo do respirador. Estamos efetuando os testes mecânicos e as melhorias necessárias. Estamos realizando estas atividades de forma gratuita, concomitantemente com as atividades docentes, pois há aulas remotas e projetos de pesquisa em andamento, durante o momento atual de pandemia pelo qual estamos passando”, finaliza Felipe.

A equipe é composta por três professores do IFMG Campus Piumhi, os engenheiros civis Humberto Melo e Felipe Alves, e do biólogo Pedro Luiz Camargo. Conta também com a parceria do engenheiro mecânico Marcos Paulo Pedroso, professor do IFMG Campus Arcos, do engenheiro mecânico Geovani Miranda, do estudante Gabriel Soares e do técnico em equipamentos odontológicos Laurency Soares.

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-e-notificado-e-servidores-do-hc-ufmg-com-comorbidades-e-vacinados-devem-voltar-ao-trabalho-presencial/> Acesso: 28/03/2024 às 10:16