SINDIFES fará Caravana para o Ato em Defesa da Democracia e Autonomia Universitária da UFVJM nesta quarta, 21

O SINDIFES realizará, em conjunto com o Adufvjm (Sindicato dos Professores) e DCE-UFVJM um Ato em Defesa da Democracia e da Autonomia Universitária da UFVJM, nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, em Diamantina. O objetivo é denunciar para a comunidade universitária e sociedade o golpe dado nas eleições para a Reitoria. O reitor empossado, após perder a consulta à comunidade universitária e perder no conselho universitário, assumiu com uma ‘canetada’ do governo Bolsonaro.

É importante lembrar que a lista tríplice, tem sido respeitada pelos diversos governos anteriores, sendo sempre, o primeiro a integrar a lista, o nomeado. É uma prática histórica, que respeita a democracia e a autonomia universitária, assim como o desejo da comunidade. Ao assumir alguém que foi incapaz de ganhar os pleitos, quebramos esta prática democrática e criamos uma tensão na comunidade.

Leia a nota da Comunidade sobre a posse do reitor

Ato marcará insatisfação da Comunidade

O Ato será realizado na abertura do Seminário de Economia Mineira da UFMG em parceria com a UFVJM, no dia 21, às 9h, em Diamantina. Onde o empossado fará a fala de abertura. O objetivo é demonstrar a insatisfação e o sentimento de golpe que assola a Comunidade Universitária e a disposição para não acatar a nomeação e abraçar a luta contra os ataques do governo à democracia e a autonomia universitária.

Caravana

O SINDIFES está organizando uma Caravana para Diamantina com saída no dia 20 de agosto (local e horário a serem definidos, prioridade para sair do Campus Pampulha da UFMG a meia noite) e retorno após as atividades. Os interessados devem estar aptos a participarem de caminhada e ficar por longos período em pé.

Clique aqui para se inscrever.

Orientações aos caravaneiros:
– Utilize roupas leves e adequadas para caminhada;
– Use protetor solar;
– Leve boné ou chapéu para proteção;
– Se hidrate durante todo o percurso;
– Evite levar bens de valor;
– Não será permitida a participação de pessoas com problemas de saúde que estejam impossibilitadas de caminhar ou que possam ser agravados pela longa caminhada ou calor;
– Fique perto da delegação;
– Em caso de problemas, procure um dos diretores do Sindicato.

Disponível em <https://sindifes.org.br/reitoria-da-ufvjm-divulga-nota-em-apoio-a-greve/> Acesso: 23/04/2024 às 06:23