SINDIFES orienta sobre o cadastramento biométrico no HC-UFMG

A PRORH e a DIVGP deram início ao cadastramento biométrico no dia 25 de janeiro. A implantação do ponto biométrico foi uma das recomendações realizadas pela CGU. A intenção é que todos os servidores RJU estejam cadastrados para a utilização do ponto biométrico no início de maio de 2021 quando a “Folha COVID” não poderá mais ser utilizada pelos servidores que estiverem trabalhando de forma presencial.

A primeira fase para a implantação do Ponto Eletrônico para os servidores do Hospital das Clínicas se iniciou com a implantação digital da “Folha COVID” no dia 08 de setembro de 2020. 

Essa é a segunda fase para a implantação do Ponto Eletrônico é o cadastramento do ponto biométrico. Quando o Sistema de Ponto Eletrônico que já estava implementado para as unidades administrativas e acadêmicas da UFMG, desde de 2013, passou a ser ajustado também para o HC. Tivemos e ainda estamos tendo problemas para ajustes já que o Sistema não foi pensando para o Hospital das Clínicas que trabalha 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, em escalas e plantões diversificados por causa de suas especificidades, características e necessidades, entre elas, vários profissionais de diferentes profissões com as mais variedades escalas.

A maior dificuldade enfrentada foi a adequação da parametrização das escalas, pois havia a necessidade de colocar no Sistema que os servidores do HC são plantonistas, o que facilitaria o reconhecimento dos plantões e tudo inerente a ele. As principais dificuldades foram: a) a restrição de 22 às 5 horas da manhã consequentemente afetava o pagamento dos adicionais, principalmente o de insalubridade; b) a restrição ao abono de ponto nos finais de semana e feriados; c) a restrição ao registro da jornada de 19 às 1 hora da manhã, por no mínimo 5 dias na semana; d) a restrição ao registro da jornada no mesmo dia após término de plantão de 19 às 7 horas e retornando novamente às 19 horas; e) a restrição ao registro das trocas de plantões.

A diversas dificuldades foram sendo superadas, mas ainda serão resolvidas as questões relacionadas aos itens “C e E”. Lembrando que essas dificuldades foram detectadas com relação a “Folha COVID” e que, conforme foi informado pela PRORH, todas estarão superadas quando da implantação do Ponto Eletrônico.

A terceira fase será a implantação do Ponto Eletrônico.

O SINDIFES orienta todos os servidores a se cadastrarem. Pois, a partir de maio, quem não estiver cadastrado e não bater o Ponto Eletrônico nos relógios físicos do ponto instalados, terão seu ponto cortado e consequentemente o desconto dos dias em seu salário. 

A DIVGP já divulgou o calendário do cadastramento que iniciou no dia 25.01 e vai até o dia 26 de fevereiro. O calendário divulgado foi para facilitar o cadastramento dos mais de 1.200 servidores lotados nos vários prédios e andares do complexo do HC, e principalmente para evitar aglomerações nos pontos de cadastramento. 

O Sistema do Ponto Eletrônico foi ligado ao SISCAF, o que facilitou ao DAP, ter todas as informações, informatizadas, dos servidores da UFMG para a realização da folha de pagamento. Antes, tudo era realizado de forma manual. O que ainda estava acontecendo com o HC até a implantação da “Folha COVID”. Além disso, temos poucos servidores RJU e EBSERH que trabalham na DIVGP e que estão responsáveis pelo envio de todas as informações para a PRORH (DAP, DRH e DAST).

O SINDIFES solicita aos servidores que tenham empatia e solidariedade com os trabalhadores da DIVGP, pois eles não têm culpa das dificuldades da instituição e, que, em muitos casos, foram criadas pelo governo federal.

O SINDIFES orienta também que todos os servidores que estiverem em trabalho remoto compareçam ao HC para se cadastrarem.

O SINDIFES informa que os servidores enquanto estiverem em trabalho remoto continuarão preenchendo a “Folha COVID”, mas é obrigatório o cadastramento para o ponto eletrônico.

 

Confira o Calendário

 

DIAS QUEM HORÁRIO LOCAL

25, 26 e 27.01

SERVIDORES LOTADOS NO AMBULATÓRIO BIAS FORTES, SÃO VICENTE – PEDIATRIA, ORESTES DINIZ, JENNY FARIA, RESIDÊNCIA MÉDICA, FACULDADE DE MEDICINA E DERMATOLOGIA 09h às 11h

15h às 17h

AMBULATÓRIO JENNY FARIA – 1° ANDAR
28 e 29.01 SERVIDORES LOTADOS NO AMBULATÓRIO BORGES DA COSTA – ONCO HEMATO, LABORATÓRIO E FACULDADE DE MEDICINA 09h às 11h

15h às 17h

AMBULATÓRIO BORGES DA COSTA – ONCO –  1° ANDAR
08 e 09.02 SERVIDORES LOTADOS NO HOSPITAL SÃO GERALDO 09h às 11h

15h às 17h

HOSPITAL SÃO GERALDO – 1º ANDAR
SERVIDORES LOTADOS NO PRÉDIO PRINCIPAL DO HOSPITAL
DIURNO
10, 11 e 12.02 SUBSOLO I E II, TÉRREO E 1º ANDAR, 2º ANDAR, 3º ANDAR E 4º ANDAR  09h às 11h

15h às 17h

Relógio instalado no térreo, saguão de entrada do prédio principal
18 e 19.02 5º ANDAR, 6º ANDAR E 7º ANDAR 09h às 11h

15h às 17h

Relógio instalado no térreo, saguão de entrada do prédio principal
22 e 23.02 8º ANDAR, 9º ANDAR, 10º ANDAR E 11º ANDAR 09h às 11h

15h às 17h

Relógio instalado no térreo, saguão de entrada do prédio principal
NOTURNO
24, 25 e 26.02 TODOS OS ANDARES 19h30 às 21h Relógio instalado no térreo, saguão de entrada do prédio principal

 


Disponível em <https://sindifes.org.br/fasubra-informe-sobre-a-reuniao-virtual-entre-a-fasubra-e-apresidencia-da-ebserh/> Acesso: 29/03/2024 às 14:20