STF manda Polícia Federal investigar participação de Janir Alves nos atos terroristas de 8 de janeiro

O Ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal, determinou, na última segunda, dia 6 de fevereiro, a abertura de investigação, pela Polícia Federal, acerca da participação de Janir Alves Soares, interventor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no atos terroristas do dia 8 de janeiro de 2023. 

Clique aqui para acessar a decisão do STF

A decisão foi tomada após a representação do Deputado Federal, Reginaldo Lopes (PT-MG) e do senador, Randolph Rodrigues (REDE-AP), contra Janir Alves. Os parlamentares pediram abertura de procedimento criminal e a suspensão das funções públicas exercidas por ele na UFVJM. Este último pedido não foi atendido.

O Coordenador do SINDIFES da pasta de Organização Sindical e TAE da UFVJM, Luís Ricardo Corrêa, avalia a abertura das investigações contra Janir Alves uma vitória da Comunidade Universitária. “A expectativa é que suas ações sejam julgadas e penalizadas. Nem sempre as coisas correm no tempo que queremos ou precisamos, mas a abertura da investigação é resultado da pressão que o SINDIFES, o Sindicato dos Professores (ADUFJVM) e o DCE-UFVJM, vem exercendo desde o golpe na lista tríplice”, diz o coordenador.

Entidades Sindicais e Movimento Estudantil acumulam denúncias contra interventor

Nos três anos de mandato, o interventor foi denunciado pelas entidades pelo uso do cargo público para realização de campanha eleitoral; a liderança em atos antidemocráticos e fechamento da rodovia BR-367; o desrespeito às prerrogativas do Conselho Universitário e Conselho de Curadores em causa própria e até por nomeação de pessoas estranhas à Administração para funções de confiança.

A primeira denúncia foi feita em Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, convocada pelo mandato da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT), no auditório da UFVJM, em Diamantina, para discutir a Autonomia Universitária e a Lista Tríplice. Na ocasião, a deputada estadual deu visibilidade ao descontentamento da Comunidade Universitária com a posse de Janir Alves, quarto colocado nas eleições para reitor e último nome na lista tríplice.

O último ato realizado, foi no dia 12 de junho, em frente à portaria principal do Campus Juscelino Kubitschek, em Diamantina, na ocasião foi denunciado a participação e apoio nos ataques terroristas do dia 8 de janeiro e a perseguição dos membros das entidades sindicais e lideranças estudantis.

Leia mais

11/01/2023 – Ato em Defesa da Democracia e pela Destituição do interventor-reitor Janir Alves, nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 15h

03/11/2022 – NOTA DE REPÚDIO CONTRA AS AÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS DO REITOR INTERVENTOR DA UFVJM, JANIR ALVES SOARES

05/07/2022 – Reitor da UFVJM pratica racismo contra técnico-administrativo

07/10/2021 – SINDIFES ganha liminar contra o interventor da UFVJM

05/08/2021 – Nota Conjunta do SINDIFES, ADUFVJM, DCE, APG e ANPG: repúdio às ações ilegais e autoritárias na UFVJM

28/05/2021 – NOTA DE REPÚDIO ÀS ATITUDES DA REITORIA DA UFVJM NA 242a SESSÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFVJM – 142a EM CARÁTER ORDINÁRIO

29/10/2019 – Nota de repúdio ao interventor da UFVJM e sua tentativa de intimidar os movimentos democráticos 

16/09/2019 – Nota ao Conselho Universitário e Comunidade Acadêmica da UFVJM

06/09/2019 – Audiência Pública questiona nomeação do professor que perdeu as eleições para a reitoria da UFVJM

09/08/2019 – Nota de Repúdio a nomeação do prof. Janir Soares, que perdeu a eleição, como reitor da UFVJM


Disponível em <https://sindifes.org.br/reitoria-da-ufvjm-divulga-nota-em-apoio-a-greve/> Acesso: 20/04/2024 às 07:11