TAE da UFMG aprovam novo indicativo de Greve Nacional Unificada e aguardam definição da FASUBRA e FONASEFE

O novo indicativo de Greve Geral Unificada dos Servidores Públicos Federais foi aprovado por ampla maioria dos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG em Assembleia Sindical, nesta sexta-feira, dia 18, via aplicativo Zoom. A Categoria agora aguarda uma definição do FONASEFE, que está discutindo com as entidades os dias 23 e 29 de março para a deflagração da Greve. O movimento paredista cobra recomposição salarial de 19,99% referente à inflação do período sem reajuste.

Na última quarta, 16, FASUBRA, FONASEFE e FONACATE, em ato realizado em Brasília/DF, deram um prazo de sete dias para o Governo se manifestar sobre a proposta de reajuste salarial de 19,99%. Uma comissão, formada por Servidores Públicos Federais, solicitou reunião com representantes do Ministério da Economia para discutir o assunto, porém o Governo ignorou o pedido.

Sandra Goulart é reconduzida ao cargo de reitora da UFMG

A eleição da UFMG foi homologada pelo Governo Federal e a professora Sandra Regina Goulart foi reconduzida ao cargo de reitora da UFMG, com mandato de quatro anos, nesta quinta, 17. Sandra Goulart, reitora, e Alessandro Moreira, vice-reitor, tiveram 95,25% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade.

Seminário sobre Teletrabalho

A direção do SINDIFES está organizando um Seminário sobre o Teletrabalho e a IN65/2020 que será realizado entre os dias 11 e 13 de abril, conforme a disponibilidade dos palestrantes. O Seminário será virtual e terá como objetivo apresentar os prós e contras de teletrabalho, os programas de gestão das IFES da base do SINDIFES e a diferença entre o trabalho remoto e o teletrabalho.

Será realizada uma live para tratar apenas do processo de desconto indevido da Contribuição para o Plano de Seguridade Social (PSS) que está em várias fases. O SINDIFES está atualizando, conforme os dados da Justiça são liberados, o sistema de consulta dos valores e situação que está disponível no site.

PSS dos aposentados

O SINDIFES ganhou liminar que impede a UFMG de cobrar dos aposentados e aposentadas, que foram notificados, do ressarcimento referente ao desconto que incide no PSS dos meses de novembro, dezembro e na gratificação natalina de 2019, inclusive daqueles que permitiram a cobrança em cota única ou parcelada.

Esta cobrança se deve à revogação do § 21 do art. 40 da Constituição Federal pela Reforma da Previdência através da Emenda Constitucional nº 103/2019 e do normativo “Comunica 563852”, do Ministério da Economia, que determinou que os descontos em folha fossem efetuados a partir de janeiro de 2022, ou de forma parcelada, em fevereiro, março e abril de 2022.

Decreto 10.620/2021 obriga a migração da gestão das aposentadorias e benefícios dos servidores públicos para o INSS

O governo está obrigando os órgãos públicos a migrarem as aposentadorias e benefícios dos servidores públicos federais para a gestão do INSS. O SINDIFES já havia relatado esta mudança e a FASUBRA tem exercido pressão para evitar que isto aconteça. Na última reunião da Federação com a ANDIFES e representante do INSS foi informado que haveria 200 servidores do INSS para analisarem todos os pedidos de aposentadoria do serviço público federal e que, uma fila única para os servidores seria feita. A FASUBRA acredita que esta fila não resolverá a sobrecarga de trabalho, além de ser inconstitucional e está trabalhando para impedir esta migração.

Eleições da CIS-UFMG

A Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAE terá eleições este ano. As inscrições poderão ser feitas a partir de 19 de abril e a eleição será em maio. São seis vagas e o mandato tem duração de três anos. Podem se candidatar TAE ativos e aposentados.

Confira no link abaixo as atividades da CIS

Encaminhamentos

Aprovado o novo indicativo de Greve Nacional Unificada dos Servidores Públicos Federais para o dia 23 ou 29 de Março. Conforme orientação da FASUBRA e do FONASEFE. Foram 154 votos a favor, 3 contrários e 20 abstenções.

Aprovado:

• Notas de apoio às Greves do SINDUTE-MG e do SINDREDE;
  • Realização de Seminário sobre o Decreto 10.620/2020;
  • Apoio financeiro às Greves do SINDUTE-MG e do SINDREDE.

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-convoca-tae-para-reuniao-da-comissao-de-mobilizacao-nesta-segunda-15/> Acesso: 28/03/2024 às 22:18