TAE da UFMG discutirão a possibilidade de deflagração de Greve de forma isolada e seus desdobramentos em nova Assembleia

Uma nova assembleia será marcada para discutir a possibilidade da base da UFMG, em conjunto com as demais bases do SINDIFES, entrar em greve isolada pela reposição inflacionária. O encaminhamento foi aprovado na Assembleia da UFMG desta terça-feira, dia 12 de abril, na escadaria da Reitoria após a avaliação de conjuntura. A assembleia teve a participação de 110 servidores, entre ativos e aposentados. A próxima assembleia será realizada entre os dias 25 e 29 de abril, aproveitando a jornada de lutas convocada pelo FONASEFE e pela FASUBRA.

Eleições para órgãos colegiados da UFMG

A UFMG iniciou o processo eleitoral para definir os representantes dos Técnico-Administrativos e Professores nos Órgãos Colegiados. Os editais estão disponíveis em https://www.ufmg.br/cac/eleicoes2022.htm. As votações serão realizadas via Sistema de Consultas online, no período de 9 a 10 de maio de 2022.

As inscrições serão exclusivamente presenciais, na Secretaria da CAC, no período de 11 a 22 de abril de 2022, das 13 às 16 horas, somente nos dias úteis.

Estão abertas vagas para TAE no Conselho Universitário, Conselho de Diretores, Conselho da Moradia Universitária, Conselho de Comunicação e Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS).

Seminário sobre a IN 65

No dia 19 de abril o SINDIFES realizará um seminário sobre a IN65, das 9h às 17h, virtualmente. Na parte da manhã será debatida a IN 65 e na parte da tarde, representantes das comissões de trabalho remoto da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG apresentarão seus estudos e propostas.

FONASEFE não tem unidade para deflagração da Greve Nacional

As entidades que formam o FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) não estão mobilizadas para a deflagração de greve unificada dos servidores públicos federais. Apesar da FASUBRA ter pressionado, não há consenso entre as demais Categorias, sendo que alguns setores dizem não ter condições de mobilização. Durante todo este período a FASUBRA trabalhou com o objetivo de uma Greve Unificada dos SPF, o que daria força ao movimento e protegeria todos das retaliações do governo.

A resposta do governo sobre o pedido da FASUBRA, apresentado na reunião do dia 1º de abril, foi uma negativa a todos os pedidos, inclusive o de continuidade de negociações. Para a Federação, é nítido que este governo não pretende negociar com as Categorias. A FASUBRA acionou a assessoria jurídica e já está em contato com parlamentares para buscar uma alternativa via parlamento para a reposição inflacionária.

Segue abaixo a avaliação do FONASEFE em relação a Greve Unificada conforme ID da FASUBRA do dia 11 de abril. Clique aqui para acessar o ID completo.

• “Apesar do crescimento da Campanha Salarial e com algumas entidades em greve, ainda estamos no patamar de mobilização e organização insuficiente para garantir uma GREVE UNIFICADA FORTE dos SERVIDORES (AS) PÚBLICOS (AS) FEDERAIS e seguimos num cenário de muitas dificuldades;”

Negociação com a PRORH-UFMG sobre o horário de almoço

Foi aprovado que a direção do SINDIFES irá conversar com a PRORH e discutir os impactos da falta de estrutura para os TAE almoçarem. 13 unidades estão sem cantinas, concentrando a demanda no Restaurante Universitário, o que tem gerado filas imensas e causando atrasos dos servidores para o retorno ao trabalho. O objetivo é buscar uma solução para a ampliação do horário do almoço sem a obrigatoriedade de bater o ponto eletrônico pós almoço para não penalizar trabalhadoras e trabalhadores pela falta de cantinas e restaurantes no Campus Pampulha.

TAE da UFMG deliberam nova Assembleia para discutir possibilidade deflagração de Greve isolada

Após avaliação de conjuntura e início de discussão sobre a possibilidade de uma greve isolada, a Categoria deliberou que uma nova Assembleia deve ser convocada para discutir mais profundamente e decidir se existe ou não a possibilidade de deflagração de greve de forma isolada. A proposta é que entre os dias 25 e 29 de abril seja realizada uma Assembleia e até esta data, as bases do SINDIFES (CEFET-MG, UFVJM e IFMG) também sejam mobilizadas para debater sobre a possibilidade de uma Greve isolada e seus desdobramentos.

Disponível em <https://sindifes.org.br/atividade-de-greve-ufmg-12-03/> Acesso: 24/04/2024 às 14:03