TAE da UFMG marcam nova Assembleia, no dia 28, para definir participação nos Atos dos dias 30/5 e 14/6

Em Assembleia na manhã desta sexta-feira, dia 24 de maio, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, reunidos na Escadaria da Reitoria, no campus Pampulha, avaliaram o ato do dia 15 de maio e deliberaram uma nova Assembleia, no dia 28 de maio, com ponto único de pauta sobre a participação da Categoria nos atos dos dias 30 de maio e 14 de junho.

Outro ponto de pauta que também foi movido para a próxima Assembleia foi a retirada de delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA, a ser realizada nos dias 8 e 9 de junho, em Brasília.

Avaliação do ato do dia 15 de maio

Na avaliação da Categoria, o ato do dia 15 foi histórico, colocando mais de 200 mil pessoas nas ruas de Belo Horizonte. Para Irany Campos, ex-coordenador do SINDIFES e aposentado da UFMG, o movimento do dia 15 lembrou a histórica marcha dos 100 mil, de 1968, durante o período de luta contra a ditadura. “O dia 15 mostrou nossa força, e os setores conservadores já estão se mobilizando, marcando ato para o dia 26 e já discutindo fechamento do Congresso e STJ”, avaliou ele.

Erivelton, da FAFICH, lembrou que nas primeiras reuniões para a organização do ato estimavam 10 mil pessoas. “Erramos feio, e foi bom, pois fazia muito tempo que não colocávamos este tanto de gente na rua”, disse ele. Alan, da FAFICH, disse que se surpreendeu com a quantidade de gente no ato, “só tinha visto isto em Curitiba, no dia da defesa do Lula”. Egler, TAE do CAD3, falou sobre a importância dos novos servidores aderirem a luta e participarem das atividades, “não podem ficar esperando o aumento, que já tem três anos que não vem”.

O entendimento de todos é que a Categoria deve continuar mobilizada, trabalhando para ampliar o quantitativo de trabalhadores engajados na defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade e contra a reforma da Previdência.

Devido ao tempo utilizado para avaliar o ato, muitas pessoas saíram da Assembleia, antes do final, o que impossibilitou a votação da adesão às atividades do dia 30/5 e 14/6. O encaminhamento de uma nova assembleia foi aceito, por unanimidade, permitindo assim que a Categoria amplie sua mobilização para a próxima terça, 28.

Assembleia da UFMG – terça, dia 28 de maio, às 10h, na Escadaria da Reitoria

Pauta:

  • Participação no Ato Em Defesa da Educação no dia 30 de maio e na Greve Geral no dia 14 de junho
    Retirada de Delegados para a Plenária da FASUBRA em junho

Atenção! A assembleia irá começar às 10h, independente do quórum. É terá apenas estes dois pontos de pauta. Mobilize sua unidade e participe!


Disponível em <https://sindifes.org.br/ifmg-reitoria-manifesta-apoio-a-greve-dos-tae/> Acesso: 20/04/2024 às 03:10