UFMG inaugura campus avançado de cultura de Tiradentes

Nesta terça-feira, 16, a partir das 10h, serão inaugurados os espaços do primeiro campus brasileiro especializado em cultura, sediado em Tiradentes, a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte. As instalações são a Biblioteca Referencial sobre o Século 18 e um auditório no antigo Fórum, que agora abriga a Câmara Municipal, onde também será inaugurada exposição de arte computacional.

A Casa Padre Toledo ficará fechada durante um ano, tempo em que passará por reforma para abrigar o Museu Casa do Inconfidente Padre Toledo. Os imóveis integram o patrimônio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, pertencente à UFMG, e são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A biblioteca existente na Casa da Cultura será recuperada e ampliada para receber professores visitantes do mundo inteiro com interesse no barroco mineiro. A reforma da Casa Padre Toledo será comandada por um grupo do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas-Artes.

Outros projetos que integram o campus avançado são o Centro de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais – núcleo avançado de estudo e produção de novas mídias – que também será instalado na Casa da Câmara, e o Museu de Santanas, que será construído no edifício da antiga cadeia pública, em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
 


Disponível em <https://sindifes.org.br/doe-para-o-bazar-de-greve-do-hc-ufmg/> Acesso: 20/04/2024 às 07:41