Técnico-Administrativos em Educação paralisam atividades pela LOA 2025 e pelo cumprimento integral do acordo de greve

Técnico-Administrativos em Educação paralisam atividades pela LOA 2025 e pelo cumprimento integral do acordo de greve 1Nesta terça-feira, 11 de março, os Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG participaram da Paralisação Nacional convocada pela FASUBRA Sindical. A mobilização, que ocorrem em Instituições Federais de Ensino em todo o país, tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 e cobrar do Governo Federal o cumprimento integral do acordo de greve.

A LOA 2025 é fundamental para garantir recursos que assegurem o reajuste salarial dos servidores públicos federais e o financiamento de políticas públicas, como educação e saúde. No entanto, sua aprovação enfrenta resistências no Congresso, principalmente devido a disputas políticas e questões relacionadas à transparência orçamentária.

Técnico-Administrativos em Educação paralisam atividades pela LOA 2025 e pelo cumprimento integral do acordo de greve 2

Em Belo Horizonte, mais de 250 trabalhadores e trabalhadoras participaram de uma Assembleia Ato na Reitoria da UFMG, reforçando a importância da mobilização. Além da paralisação, os TAE estão enviando e-mails e mensagens a parlamentares, exigindo a aprovação da LOA e a garantia de seus direitos. Clique aqui para acessar o sistema e enviar email aos parlamentares. A Categoria  ainda alerta que, sem a LOA, estudantes e servidores serão diretamente impactados, com possíveis cortes em investimentos em infraestrutura, bolsas de estudo e programas de assistência, comprometendo a qualidade do ensino e o acesso à educação.

Paralisação no ICA-UFMG teve roda de conversar em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

No Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, TAE participaram da mobilização com um Ato realizado no Dominozão que teve como foco a luta pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 e o cumprimento integral do Acordo de Greve pelo Governo Federal. A atividade começou às 8h, com um café da manhã e informes sobre o Acordo de Greve, a Plenária Nacional e questões locais. Em seguida, integrando as ações do 8M, foi realizada a roda de conversa “Insubmissas lágrimas de mulheres – desafios e caminhos vivenciados pelas mulheres no universo do trabalho”, baseada em textos da escritora Conceição Evaristo. A assistente social e mobilizadora Iasmim Chequer Cavalcanti conduziu o debate, promovendo reflexões sobre as desigualdades e desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente laboral.

Técnico-Administrativos em Educação paralisam atividades pela LOA 2025 e pelo cumprimento integral do acordo de greve 3

 


Disponível em <https://sindifes.org.br/cefet-mg-realiza-assembleia-sindical-geral-nesta-quarta-25/> Acesso: 26/06/2025 às 06:56