Frente Brasil Popular – Belo Horizonte

Compromissos da Militância

1. Brasileiras e brasileiros de todas as regiões do país, cidadãos e cidadãs, artistas, intelectuais, religiosos, parlamentares e governantes, assim como integrantes e representantes de movimentos populares, sindicais, partidos políticos e pastorais, indígenas e quilombolas, LGBT, negros e negras, mulheres e juventude, realizamos no dia 5 de setembro de 2015, em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma Conferência Nacional Popular.

2. Para defender os direitos e aspirações do povo brasileiro, para defender a democracia e outra política econômica, para defender a soberania nacional e a integração regional, para defender transformações profundas em nosso país decidimos – sem abrir mão das reivindicações específicas, da diversidade de opiniões e da autonomia das organizações que integramos e representamos—criar a Frente Brasil Popular.

3. Assumimos como compromissos de luta todas e cada uma das diretrizes programáticas contidas no Manifesto ao Povo Brasileiro, divulgado no dia 5 de setembro e que deve ser apresentado e debatido com nossa base social, em nossos estados e cidades, locais de militância e trabalho, estudo e moradia.

4. Construiremos a Frente Brasil Popular em nossos estados e municípios, com base nas diretrizes discutidas na Conferência Nacional Popular, articulando da forma ampla, unitária e consensual artistas, intelectuais, religiosos, parlamentares e governantes, integrantes e representantes de movimentos populares, sindicais, partidos políticos e pastorais, indígenas e quilombolas, LGBT, negros e negras, mulheres e juventude, cidadãs e cidadãos de todas as regiões do País.

5. Apoiaremos e participaremos da luta das categorias e setores sociais que estão mobilizados em todo o país, nos empenhando para que se unifiquem, ganhem caráter nacional e se integrem às lutas gerais do povo brasileiro.

6. Construiremos formas de ajuda mútua entre todos os meios de comunicação e cultura populares, para que artistas, intelectuais, comunicadores, jornalistas livres, blogueiros sujos, ativistas populares das redes e mídia alternativa construam conjuntamente estes instrumentos indispensáveis a um projeto de desenvolvimento alternativo.

7. A Frente Brasil Popular convida e acolhe todos e todas, figuras públicas ou não, que sentem-se comprometidos com nossas propostas programáticas e de luta social.

8. Buscaremos a unidade de ação com as iniciativas semelhantes a Frente Brasil Popular, especialmente para denunciar e derrotar a ofensiva das forças conservadoras e golpistas, que visam não apenas derrubar e sabotar o governo democraticamente eleito, nem tampouco impor a este governo o programa dos que foram derrotados nas eleições presidenciais de 2014, mas principalmente produzir um retrocesso histórico nas liberdades, direitos e conquistas do povo brasileiro.

9. Convocamos, para 3 de outubro de 2015 um dia nacional de luta, com a pauta definida pela Conferência Nacional Popular.

10. As forças democráticas e populares já demonstraram diversas vezes e voltamos a demonstrar neste momento que sabemos lutar e saberemos fazer valer nossos direitos, as liberdades democráticas, a soberania nacional, a integração latino-americana, as reformas estruturais e populares.

Viva a Frente Brasil Popular!!!

Viva o povo brasileiro!!!

Belo Horizonte, 5 de setembro de 2015