Quem Somos 1Quem Somos 2

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – SINDIFES – foi fundado em 30 de outubro de 1992, durante a realização do I Congresso dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior de Belo Horizonte – CONTIFES/BH.

Naquele período, a linha sindical combativa da categoria, consagrada desde o início dos anos 80, atingira um estágio de maturidade onde a garra e a tradição de luta desses trabalhadores precisava se somar a atitudes inovadoras. Na época, vigorava o conceito de sindicato-cidadão, ou seja, além dos interesses setoriais, a categoria passou a intervir mais amplamente em temas como a defesa do direito à educação de qualidade, em todos os níveis, à saúde, ao voto para os dirigentes em todas as instâncias – seja nas instituições de ensino ou para os cargos majoritários, de vereadores à presidente da República; os direitos da criança, do adolescente e da mulher; no combate à discriminação racial; na luta pela reforma agrária; nas campanhas de combate à fome e em outras iniciativas que expressavam a consciência política e social dos trabalhadores das instituições de ensino superior.

Sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e sede em Belo Horizonte, o Sindicato é o resultado do sonho coletivo e do trabalho de um grupo de trabalhadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), que viam na organização sindical uma maneira de responder às necessidades e demandas dos servidores técnico-administrativos destas instituições. Posteriormente, o SINDIFES incorporou em sua base os trabalhadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), instituição universitária criada em 2004, que possui atualmente dois campus, em Diamantina e Teófilo Otoni.

Quem Somos 3Quem Somos 4

Princípios, finalidades, objetivos

O SINDIFES/BH é regido pelos seguintes princípios de organização: ampla liberdade de organização sindical e independência de classe; completa autonomia com relação ao Estado, qualquer instituição pública ou privada, de trabalhadores ou patronal, partidária, religiosa ou racial; realização plena da democracia em todas as instâncias, respeitando-se sempre a decisão da maioria; defesa dos direitos e conquistas históricas dos trabalhadores em geral; solidariedade com as lutas dos trabalhadores de qualquer categoria, em qualquer país do mundo, na defesa dos seus direitos e pelo fim da exploração da força de trabalho.

Dentre seus principais objetivos está organizar, conscientizar e mobilizar os seus filiados, na defesa dos seus interesses, buscando efetivação e preservação da melhoria de suas condições de trabalho, saúde e vida; promover a formação política e sindical de seus filiados; organizar, conscientizar e mobilizar a categoria na luta em defesa da efetiva realização da educação pública, gratuita, laica e de qualidade; lutar pela prestação de serviço público de boa qualidade, em todas as esferas e particularmente na área da educação; estimular e promover a organização de seus filiados; defender os direitos e as garantias fundamentais das pessoas; lutar em defesa das liberdades individuais e coletivas; defender e proteger o meio-ambiente, o patrimônio artístico, cultural e histórico.

Clique aqui para acessar o Estatuto do SINDIFES.

Quem Somos 5Quem Somos 6