Audiência Pública debate processo de escolha da reitoria da UFVJM, dia 5/9, em Diamantina

O SINDIFES, em parceria com o mandado da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG) e com a ADUFVJM e DCE-UFVJM, realiza, no dia 5 de setembro, quinta, às 14h, a Audiência Pública para “Debater o processo de escolha da reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM”, no Auditório da Reitoria da UFVJM, no Campus JK, em Diamantina. A audiência faz parte dos trabalhos da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Estão convidados para participarem da audiência, as coordenadoras do SINDIFES, Cristina del Papa e Tatiana Campos; os deputados federais, Rogério Correia, Margarida Salomão, Reginaldo Lopes, Padre João; o reitor empossado da UFVJM, Janir Alves; o professor e ex-reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva; o professor da UFVJM, a presidenta da Associação dos Docentes da UFVJM, Anielli Gavioli; o presidente do DCE-UFVJM, Ernesto Elias; e a presidenta da Associação dos Pós-Graduandos da UFVJM, Tamyres Gonçalves.

A audiência tem como objetivo discutir o processo eleitoral da UFVJM e a importância do respeito e manutenção das práticas democráticas, como a indicação do vencedor da consulta à comunidade universitária, sua indicação como primeiro da lista tríplice e sua nomeação como reitor.

Entenda o caso

A chapa 2 – Integrar para avançar – formada pelo professor Janir, ficou em 4º lugar da consulta à Comunidade Universitária. Durante a votação do Conselho Universitário, a chapa ficou em 3º lugar. Cabe destacar, ainda, que o programa apresentado pelo Prof. Janir teve somente 344 votos, dos 3.492 votos válidos, sendo, portanto, rejeitado pela maioria dos Técnicos, Estudantes e Docentes. Ao aceitar ser nomeado, ele dá um forte golpe na Democracia e na Autonomia Universitária.

Confira as manifestações da Comunidade sobre o caso

Nota de Repúdio a nomeação do prof. Janir Soares, que perdeu a eleição, como reitor da UFVJM

Nota de Luto dos servidores da UFVJM em relação a democracia e autonomia na Instituição

Disponível em <https://sindifes.org.br/reitoria-da-ufvjm-divulga-nota-em-apoio-a-greve/> Acesso: 24/04/2024 às 11:45