Nota de Repúdio a nomeação do prof. Janir Soares, que perdeu a eleição, como reitor da UFVJM

O Sindicato dos docentes (ADUFVJM), o Sindicato dos TécnicoAdministrativos (SINDIFES), o Diretório Central dos Estudantes (DCEUFVJM) e a Associação de Pós-Graduandos (APG-UFVJM), entidades legitimamente eleitas para representarem a comunidade universitária da UFVJM, contemplando todos os segmentos que a compõem, vêm a público repudiar, de maneira veemente, a nomeação do Prof. Janir Alves Soares como reitor da UFVJM.

A chapa 2 – Integrar para avançar – formada pelo professor, ficou em 4º lugar da consulta à comunidade universitária e, diante disso, reiteramos a exigência de que a vontade de toda a comunidade da UFVJM, expressa na consulta para escolha do próximo reitor de nossa universidade, seja respeitada. O aparelhamento das Universidades viola a autonomia das IFES, além do princípio da moralidade administrativa. Cabe destacar, ainda, que o programa apresentado pelo Prof. Janir1, foi apreciado por toda a comunidade. Dos 3492 votos válidos, teve somente 344 votos, sendo, portanto, rejeitado pela maioria dos Técnicos, Estudantes e Docentes.

Defendemos que a nomeação deva recair sobre o primeiro colocado, o Prof. Gilciano Saraiva Nogueira que obteve 1042 votos válidos, que foi legitimamente escolhido pela comunidade da UFVJM.
A aceitação da indicação pelo Prof. Janir será considerada um ato desrespeitoso e golpista pela comunidade universitária. Essa posição tem como fundamento nosso posicionamento em defesa da autonomia universitária, princípio fundamental da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Convocamos toda comunidade universitária à mobilização pela garantia democrática da decisão da maioria da comunidade na escolha do Reitor e respeito à autonomia da nossa Universidade.

ADUFVJM – SINDIFES – DCE-UFVJM – APG-UFVJM
9 de agosto de 2019

udemy paid course free download

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-e-adufvjm-convoca-servidores-da-ufvjm-para-assembleia-conjunta-sobre-nomeacao-do-reitor-e-future-se/> Acesso: 20/08/2019 às 22:50