Em Assembleia Estatutária, Categoria delibera prorrogação de mandato da Direção, do Conselho Fiscal e da Comissão Organizadora das Eleições

Os Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES, em Assembleia Virtual e votação online, deliberaram a prorrogação dos mandatos da Diretoria Executiva Colegiada, do Conselho Fiscal e da Comissão Organizadora das Eleições do SINDIFES até o dia 27 de maio de 2021, com reavaliação da Categoria a cada três meses da conjuntura da pandemia.

Participaram da mesa da Assembleia a Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, o presidente da Comissão Organizadora das Eleições, Idélcio Ferreira, o secretário da Comissão Wellington Marçal e os membros Egler Marcelino, Gislene de Fátima e Mônica Faria Ramos.

A Assembleia, foi transmitida via Youtube, teve uma audiência de 164 servidores que assinaram a lista de presença e votação, sendo que destes 145 eram filiados e estavam aptos a votar.

Foram colocadas para votação duas propostas:

Proposta 1 – Suspensão das Eleições, Prorrogação do mandato da Diretoria Executiva Colegiada, do Conselho Fiscal e da Comissão Organizadora das Eleições, com limite máximo, até o dia 27 de maio de 2021 com reavaliação, a cada 90 dias, da conjuntura da pandemia em Assembleia Online. Validação de todos os atos praticados pela Comissão Organizadora das Eleições. Essa proposta teve 105 votos.

Proposta 2 – Dar continuidade ao Processo Eleitoral de forma virtual no prazo de 90 dias e prorrogação dos mandatos da Diretoria Executiva Colegiada, do Conselho Fiscal e da Comissão Organizadora das Eleições. E a validação de todos os atos praticados pela Comissão Organizadora das Eleições. Essa proposta teve 4 votos.

Não tivemos nenhuma abstenção e 5 votos nulo/branco/incompleto.

Confira abaixo a Assembleia na íntegra.

Problemas com a votação

O sistema utilizado para votação foi o Helios Votting, que é um sistema de votação via web com o código aberto e utilizado por diversas instituições de ensino como a USP, IFSC e UFSC entre outras.

Infelizmente o eleitores com email dos provedores Yahoo e Hotmail não receberam o login/senha e link para votação. O Helios não permite alteração no cadastro do eleitor, desta forma, o formato ‘engessado’ que garante a segurança do sistema impede a solução de problemas como este. Sem poder substituir os emails, foram feitas duas alternativas para garantir a participação de todos. A primeira foi aceitar o voto pelo Chat do Youtube, a pedido da Categoria, e a segunda por um formulário Google.

Depois de fechada a votação. Foi realizado uma comparação entre as três listas de eleitores, para excluir os votos em duplicidade e eleitores inválidos.

Estamos aprendendo, neste momento de necessidade, a utilizarmos os instrumentos virtuais e em muitas ocasiões somos surpreendidos com problemas que não havíamos pensado ou que não apareceram nos testes internos, como rejeição do o e-mail da plataforma Helios Voting de alguns provedores.

A Direção do SINDIFES e a Comissão Organizadora das Eleições pedem desculpas pelo transtornos e agradecem a todos que participaram da Assembleia.

Disponível em <https://sindifes.org.br/edital-006-2023-convocacao-assembleia-sindical-estatutaria/> Acesso: 24/04/2024 às 10:59