Nota de Repúdio: Em Defesa da Democracia e Contra o Ataque Terrorista aos Poderes da República do Brasil

O Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES) – UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG – se une a todas as vozes que defendem a DEMOCRACIA e vem repudiar a ação dos terroristas bolsonaristas que no domingo, 8 de janeiro de 2023, atacaram, depredaram, vandalizaram e destruíram as sedes dos três principais poderes da República – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL e PALÁCIO DO PLANALTO – em Brasília, no Distrito Federal.

A ação, orquestrada por extremistas de direita, que não se conformam com a legítima e incontestável vitória nas urnas do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha a intenção de intimidar o governo, criar instabilidade política e golpear o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e os PODERES DA REPÚBLICA. E embora todos os prejuízos ao patrimônio público do povo brasileiro, os golpistas não conseguiram o seu intento. Entretanto, deixaram uma triste marca na história do nosso País, seja na destruição e ou vandalização de parte dos prédios, mobiliários, equipamentos, obras de arte, documentos, dentre outras imensas e significativas perdas materiais e simbólicas do Estado Brasileiro.

O SINDIFES ressalta a necessidade e a importância de se identificarem todos os envolvidos nestas nefastas ações, para que sejam presos e punidos exemplarmente. Democracia é coisa séria, e divergências ideológicas nunca devem ser desculpas e motivações para o cometimento de crimes contra a Nação. Ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso com a defesa da pátria brasileira, das eleições legítimas, respaldadas por todas as instituições que reconheceram a vontade dos eleitores na escolha de seu representante máximo para a Presidência da República, por meio das urnas eletrônicas.

Por fim, ressaltamos que é preciso que se recupere a verdadeira noção de pátria, de nação e de povo, e, neste sentido, é fundamental que se respeite a vontade soberana dos brasileiros e brasileiras. Faz-se urgente a retirada de todos os golpistas dos chamados “acampamentos” nas portas dos quartéis das forças armadas em cidades brasileiras e, principalmente, a prisão dos bolsonaristas criminosos e terroristas envolvidos nas ações contra o Estado Democrático de Direito, para que se finalize definitivamente a ameaça fascista ao nosso País, que impede o desenvolvimento, a justiça social e a paz neste País.

VIVA O BRASIL E VIVA A DEMOCRACIA! GOSPISTAS NÃO PASSARÃO!

Disponível em <https://sindifes.org.br/sindifes-junto-com-centrais-sindicais-e-movimentos-sociais-convocam-um-ato-em-defesa-da-democracia-nesta-segunda-as-18h-na-praca-sete-em-belo-horizonte/> Acesso: 18/04/2024 às 07:40