SINDIFES convida Categoria para Solenidade dos 30 Anos, no dia 31 de Outubro, no Auditório da Reitoria da UFMG

A Diretoria Executiva Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino – SINDIFES – vem convidá-lo (a) a participar da Solenidade em Comemoração aos 30 anos desta entidade, a se realizar no dia 31 de outubro de 2022, segunda-feira, às 17h, no Auditório da Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha em Belo Horizonte.

Fundado em 30 de outubro de 1992 para representar os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG e CEFET-MG, o SINDIFES representa também os servidores da UFVJM e IFMG, contando atualmente com cerca de 15 mil trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas.

Nestes 30 anos, o SINDIFES esteve à frente da luta em defesa incondicional dos interesses da Categoria, atuando ativamente na conquista e aprimoramento da Carreira, por melhores condições de trabalho, por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Indo além dos muros das instituições federais de ensino e se envolvndo nos processos de redemocratização do país, na defesa incondicional da democracia,  no combate às discriminações e opressões (machismo, racismo, homofobia, sexismo, entre outros) e no fortalecimento dos movimentos sociais.

O SINDIFES é o resultado do sonho coletivo e do trabalho de um grupo de trabalhadores e trabalhadoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), que viam na organização sindical uma maneira de responder às necessidades e demandas dos servidores Técnico-Administrativos em Educação destas instituições. Posteriormente, os trabalhadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), instituição criada em 2004, e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), criado em 2008, optaram por pertencer a base do SINDIFES.

Durante a solenidade, haverá o pré-lançamento do livro: “30 anos do SINDIFES: um lugar-refúgio para a memória“, organizado por Anália das Graças Gandini Pontelo, Neide da Silva Dantas Mendes e Wellington Marçal de Carvalho. Por meio de recortes biográficos e memórias de diretores, ex-diretores, trabalhadores e prestadores de serviços da entidade, foram revisitados os últimos 30 anos da história da instituição e do Brasil, sob o olhar de quem vivenciou o movimento sindical e as mudanças políticas e sociais do país.

Contamos com sua presença e, desde já, agradecemos.

Atenciosamente,

Cristina del Papa Rogério Fideles da Silva Maristela de Oliveira Costa
Coordenadora Geral Coordenador Geral Coordenadora Geral

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 25/04/2024 às 19:05