SINDIFES convida Lola Aronovich e Marlise Matos para debaterem sobre Os Caminhos do Feminismo no Século XXI, dia 24 de Março, às 15h

Lola Aronovich Marlise Matos Denise Bianca Maduro Silva (Convidada Especial)
Professora no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa na UFSC, e pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2008, é autora do blog Escreva Lola Escreva, um dos maiores blogs feministas do Brasil. A lei no. 13.642, sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, leva o nome de Lei Lola em sua homenagem. Foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, na Categoria Coragem, do Repórteres sem Fronteiras. Em 2021, recebeu o título de Cidadã Cearense. Marlise Matos é Professora Associada de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das cinco maiores e melhores universidades públicas do Brasil. Graduada em Psicologia (UFMG), Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutora em Sociologia (IUPERJ).

Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) da UFMG.

Dra. Matos, em sua trajetória acadêmica tem buscado a consolidação dos estudos de gênero e feministas na Ciência Política brasileira, com foco na participação e representação das mulheres. Desenvolve investigações e estudos na América Latina sobre as relações Estado e Sociedade, pesquisa a construção de iniciativas de superação das desigualdades de gênero e tendo como foco a paridade, a democracia e a justiça de gênero no Brasil e na região.

Nos últimos cinco anos desenvolveu inúmeras atividades de extensão universitária com foco no empoderamento das mulheres. O NEPEM atualmente coopera com o monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e já ofereceu vários cursos de formação para líderes mulheres e para mulheres candidatas e vai ofertar mais dois agora em Agosto de 2020 (um pela ONU Mulheres para a cidade de Itabira e outro nacional com apoio da ANPOCS, da ABCP e da FIOCRUZ).

Integrou por dois mandatos o Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres no Brasil, é representante latino-americano de SWS (Sociologists for Women in Society) e de LASA, e foi eleita co-presidenta do RC32 Gênero e Sociedade da Associação Internacional de Sociologia (ISA) para os anos de 2020/2023.

Denise Bianca Maduro, é Técnica em Assuntos Educacionais da UFMG, Pedagoga, Mestra em Ciências Sociais e Doutora em Educação. Atualmente é coordenadora da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Trabalhadores e Trabalhadoras da UFMG. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais em 2004, realizou graduação sanduíche na Universidade de Leeds, na Inglaterra. Entre 2005 e 2007 dedicou-se ao Mestrado em Ciências Sociais da Facultade Latinoamericana de Ciencias Sociais – FLACSO – em Buenos Aires, e intercâmbio de pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Doutorado Latino-americano da FaE/UFMG (2018), com estágio doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília- UNB. É Técnica em Assuntos Educacionais (desde 2009) na Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-educacao-ciencia-e-tecnologia-da-almg-declara-apoio-a-greve-dos-tae/> Acesso: 19/04/2024 às 04:41