Reforma da Previdência é tema de Seminário na UFMG no dia da Greve Geral da Educação, 15 de maio

A sexta edição do Seminário sobre Reforma da Previdência será realizada no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do CAD 1, no Campus Pampulha da UFMG, em  Belo Horizonte. A atividade faz parte da Greve Geral da Educação e terá a participação de técnicos-administrativos, docentes, educadores e estudantes das redes municipal, estadual e federal. A atividade também faz parte da Campanha de Filiação, Recadastramento e Conscientização do SINDIFES, que pretende enfatizar a importância do Sindicato para os trabalhadores das Instituições representadas por este Sindicato.

SINDIFES convoca Categoria para Greve Geral da Educação no dia 15 de maio

O Seminário tem como objetivo informar a Categoria sobre os impactos da reforma da Previdência, principalmente para os servidores públicos federais, e apresentar o futuro do sistema previdenciário caso a reforma seja aprovada. A atividade também faz parte das mobilizações contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Para apresentar o tema, foi convidado o economista e técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Frederico Melo.

Frederico Melo é economista (pela UFMG) e doutor em Demografia (pelo Cedeplar da UFMG). É técnico do Dieese desde 1987, instituição em que teve atuação muito diversificada e da qual se encontra licenciado. Atualmente é assessor da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira. Dedica-se aos temas de previdência social e seguridade social; terceirização e mudanças na legislação trabalhista; salário mínimo; negociação coletiva; turno de revezamento; mercado de trabalho; questão fiscal e tributária, entre outros. Também apresenta análises de conjuntura.

Beatriz da Silva Cerqueira é formada em magistério pelo Instituto de Educação e em Direito pela PUC/MG. É professora alfabetizadora de crianças, jovens e adultos da rede pública há 22 anos. Foi eleita coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), gestão 2009/2012 e reeleita para a gestão 2012/2015. Em 2012, foi eleita presidenta da CUT/MG – primeira mulher a ocupar este espaço. Em 2018 se candidatou pela primeira vez um cargo eletivo tendo sido eleita, em outubro de 2018, para a 19a legislatura, como deputada estadual. Foi a mulher mais bem votada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com quase 100 mil votos.

Não será necessário inscrição, pois o evento é aberto à toda Comunidade.

Campanha de Filiação e Recadastramento

Nos próximos meses, o SINDIFES irá realizar uma campanha de filiação dos servidores TAE das suas bases e recadastramentos das filiadas e filiados. Durante a campanha serão realizadas atividades de conscientização da Categoria sobre a importância dos Sindicatos e seu papel na organização política dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para a coordenadora geral do SINDIFES, Neide Dantas, poucos entendem a importância de se sindicalizar e contribuir com o fortalecimento da representação da classe trabalhadora. “Mas, na hora do aperto e da dificuldade, a quem recorrer? São os sindicatos, que lutam por nossos direitos, e por isto eles têm sido alvo preferencial de ataques pelo atual governo”, afirma.

A Campanha irá realizar palestras e reuniões com temas variados de interesse da Categoria em todas os campi da base do SINDIFES. O calendário de atividades será divulgado posteriormente.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free online course

Disponível em <https://sindifes.org.br/tae-da-ufmg-marcam-nova-assembleia-no-dia-28-para-definir-participacao-nos-atos-dos-dias-30-5-e-14-6/> Acesso: 25/05/2019 às 09:11