Reforma da Previdência é tema de Seminário na UFMG no dia da Greve Geral da Educação, 15 de maio

A sexta edição do Seminário sobre Reforma da Previdência será realizada no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do CAD 1, no Campus Pampulha da UFMG, em  Belo Horizonte. A atividade faz parte da Greve Geral da Educação e terá a participação de técnicos-administrativos, docentes, educadores e estudantes das redes municipal, estadual e federal. A atividade também faz parte da Campanha de Filiação, Recadastramento e Conscientização do SINDIFES, que pretende enfatizar a importância do Sindicato para os trabalhadores das Instituições representadas por este Sindicato.

SINDIFES convoca Categoria para Greve Geral da Educação no dia 15 de maio

O Seminário tem como objetivo informar a Categoria sobre os impactos da reforma da Previdência, principalmente para os servidores públicos federais, e apresentar o futuro do sistema previdenciário caso a reforma seja aprovada. A atividade também faz parte das mobilizações contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Para apresentar o tema, foi convidado o economista e técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Frederico Melo.

Frederico Melo é economista (pela UFMG) e doutor em Demografia (pelo Cedeplar da UFMG). É técnico do Dieese desde 1987, instituição em que teve atuação muito diversificada e da qual se encontra licenciado. Atualmente é assessor da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira. Dedica-se aos temas de previdência social e seguridade social; terceirização e mudanças na legislação trabalhista; salário mínimo; negociação coletiva; turno de revezamento; mercado de trabalho; questão fiscal e tributária, entre outros. Também apresenta análises de conjuntura.

Beatriz da Silva Cerqueira é formada em magistério pelo Instituto de Educação e em Direito pela PUC/MG. É professora alfabetizadora de crianças, jovens e adultos da rede pública há 22 anos. Foi eleita coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), gestão 2009/2012 e reeleita para a gestão 2012/2015. Em 2012, foi eleita presidenta da CUT/MG – primeira mulher a ocupar este espaço. Em 2018 se candidatou pela primeira vez um cargo eletivo tendo sido eleita, em outubro de 2018, para a 19a legislatura, como deputada estadual. Foi a mulher mais bem votada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com quase 100 mil votos.

Não será necessário inscrição, pois o evento é aberto à toda Comunidade.

Campanha de Filiação e Recadastramento

Nos próximos meses, o SINDIFES irá realizar uma campanha de filiação dos servidores TAE das suas bases e recadastramentos das filiadas e filiados. Durante a campanha serão realizadas atividades de conscientização da Categoria sobre a importância dos Sindicatos e seu papel na organização política dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para a coordenadora geral do SINDIFES, Neide Dantas, poucos entendem a importância de se sindicalizar e contribuir com o fortalecimento da representação da classe trabalhadora. “Mas, na hora do aperto e da dificuldade, a quem recorrer? São os sindicatos, que lutam por nossos direitos, e por isto eles têm sido alvo preferencial de ataques pelo atual governo”, afirma.

A Campanha irá realizar palestras e reuniões com temas variados de interesse da Categoria em todas os campi da base do SINDIFES. O calendário de atividades será divulgado posteriormente.

free online course

Disponível em <https://sindifes.org.br/tae-da-ufmg-marcam-nova-assembleia-no-dia-28-para-definir-participacao-nos-atos-dos-dias-30-5-e-14-6/> Acesso: 25/05/2019 às 09:11