Esclarecimento sobre Ponto Eletrônico no HC-UFMG

Fomos surpreendidos com a notícia dada pelos Trabalhadores do Hospital  das Clínicas da UFMG em relação à afirmação da Diretoria do HC que a medida cautelar do SINDIFES foi cassada. O SINDIFES antes de tomar qualquer atitude procurou informações sobre a notícia, pois até o momento não fomos notificados e nem ocorreu a publicação pela justiça da cassação da medida cautelar.



Esse fato nos causou um profundo estranhamento, pois a Diretoria do HC somente acatou a medida cautelar quando foi notificada oficialmente, o que ocorreu somente 10 dias após o deferimento da medida cautelar. E mesmo assim, não desligou os relógios de ponto, só liberou as folhas de ponto para que os trabalhadores pudessem assiná-las.



Sem que o SINDIFES fosse notificado oficialmente, a Diretoria já espalhou em todo o HC cartazes intimidando os trabalhadores para que voltem a colocar seus dedos nos relógios de ponto eletrônico.



Neste sentido, o SINDIFES orienta os trabalhadores a:



1)      NÃO UTILIZAREM OS RELÓGIOS DE PONTO ELETRÔNICO;

2)      Continuarem a assinar as folhas de ponto;

3)      Evitar conflitos com as chefias, se acontecer, entrar imediatamente

em contato com o Sindicato para relatar o fato.



Esclarecemos que a Diretoria do HC, os Gerentes ou Chefes de Setores NÃO PODEM CORTAR o ponto dos trabalhadores que se recusarem a utilizar os relógios, isso só poderá acontecer se desobedecermos a uma ordem judicial, o que não está acontecendo, pois não fomos notificados, e ainda não sabemos se seremos. Pois já estamos trabalhando para garantir nossa conquista.



Participe dessa mobilização. Resistir é Preciso!



A Categoria não irá aceitar a utilização do ponto eletrônico. Caso a decisão de manter um sistema falho persista, vamos recorrer aos movimentos paredistas (paralisações e greve) como forma de protesto e garantir melhores condições de trabalho.


Disponível em <https://sindifes.org.br/atualizacao-dos-valores-na-contribuicao-sindical/> Acesso: 07/07/2025 às 13:07