Sobre a matéria da Revista Istoé acerca da ISP
A matéria publicada pela revista Istoé sobre a Internacional de Serviços Públicos ISP Brasil é carregada de inverdades e insinuações de grande leviandade. A ISP é uma entidade sindical internacional, fundada em 1907 e que representa 20 milhões de trabalhadores do setor público em mais de 150 países. É uma entidade internacional, com presença nos cinco continentes, reconhecida pela ONU e pela OIT pela seriedade com que representa seus milhões de filiados.
No Brasil iniciou suas atividades em 2001, quando sindicatos e confederações sindicais brasileiras começaram a ela se filiar, chegando um total de 26 entidades, cujas anuidades, em 2011, perfazem um montante de R$ 367.454,00. Muito longe dos 7 milhões de reais anuais descritos na referida “reportagem”.
Além disso, a ISP não recebe recursos oriundos da contribuição sindical obrigatória por lei no Brasil. Anualmente, presta contas às suas filiadas, e passa por Auditoria Externa independente nacional e internacional. A intervenção junto à OIT se dá através da ISP mundial, que tem o status consultivo no ECOSOC – Conselho Econômico Mundial da ONU – conforme informação em página da ONU. O publicado pela dita revista, é – tão somente – lamentável e mentiroso. Tamanho despropósito é evidente má-fé.
São Paulo , 29 de setembro de 2012.
Monica Valente
Secretária Sub Regional da ISP Brasil
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/assembleia-tematica-discutira-qualificacao-dos-tae-do-cefet-mg-nesta-quinta-26/> Acesso: 28/06/2025 às 08:46