TAE´s são eleitos para Conselho de Promoção da Igualdade Racial
O Servidor Técnico-Administrativos em Educação da UFMG e coordenador da CUT-MG, Balbino Cosme de Sirqueira Neto; e a Servidora Técnico-Administrativos em Educação da UFMG e coordenadora do SINDIFES, Maria José de oliveira, foram eleitos para compor o primeiro Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promovido pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR) da Prefeitura de Belo Horioznte. As eleições foram realizadas em janeiro e tiveram a participação dos movimentos sociais e sindicais, além do pode público.
COMPIR
O Compir foi instituído pela lei 9.934, que dispõe sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Ele deve ser composto por 20 representantes do poder público municipal e 20 representantes de entidades da sociedade civil organizada, entre participantes do movimento negro, mulheres, jovens, empreendedores, representantes de entidades culturais, intelectuais e outros setores. As atribuições do conselho envolvem acompanhar, avaliar e subsidiar o desenvolvimento da política e do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PMPIR).
De acordo com a coordenadora da CPIR, Maria das Graças Sabóia, o conselho é fundamental para garantir a sintonia entre Estado e sociedade na promoção da igualdade racial. “A participação da sociedade civil é importante para o desenvolvimento desta e de outras políticas sociais, uma vez que o Compir pode propor realização de encontros, seminários, pesquisas e estudos sobre os temas constitutivos no PMPIR. Além disso, ele pode emitir pareceres sobre propostas de convênios a serem firmados com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados”, explica. As atividades estão previstas para começar em fevereiro desse ano.
Entre as linhas de atuação do conselho, estão o combate ao racismo, preconceito, discriminação, xenofobia e a redução das desigualdades raciais nos campos econômico, social, político e cultural. Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial Em junho de 2010, foi instituída, em Belo Horizonte, a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PMPIR), contendo as diretrizes, princípios e propostas de ação governamental para a promoção da igualdade racial no município, com a realização de ações a longo, médio e curto prazo, preconizadas no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
SEGMENTO
|
ENTIDADE
|
TITULAR
|
SUPLENTE
|
MOVIMENTO NEGRO
|
Agentes de Pastoral Negros
|
Sheila Cleonice Costa
|
Flávio Henrique de Oliveira Santos
|
Associação Quilombola da Comunidade de Mangueiras
|
Maurício Moreira dos Santos
|
Mirian Aprígio
|
|
CEN MG – Coletivo de Entidades Negas
|
Dikota Djanganga (Jane Silva)
|
Cristiano Silva Batista
|
|
FCRCN – Fundação Centro de Referência da Cultura Negra
|
Roselane Andréa Silva
|
Elmir Brás Alves Motta
|
|
UNEGRO – União de Negros pela Igualdade
|
Alexandre Francisco Braga
|
Marisa Vieira da Silva
|
|
ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS
|
IGERE – Instituto de Pesquisa em Gênero Raça e Etnia
|
Suzana de Souza Moreira
|
Sônia Maria da Silva
|
JUVENTUDE NEGRA
|
Organização de Mulheres Negras Ativas
|
Cássia Reis Donato
|
Alcione Antonieta Marques Rezende
|
RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA
|
CANDOMBLÉ – Ylê Alaketú Ya Osum
|
Hélio Pereira Lacerda
|
Sandra Maria Rodrigues Tavares
|
UMBANDA –
– Associação de Umbanda e Candomblé do Estado de Minas Gerais
– Centro Ilê Ojô Obá Kaô
|
Miriam Távora Gomes
|
Anamir Távora Gomes
|
|
Noezi Ferreira de Oliveira
|
Vânia de Paula
|
||
ENTIDADES CULTURAIS
|
Associação Cultural eu sou Angoleiro
|
João Bosco Alves da Silva
|
Marilene dos Santos
|
Grupo Iuna de Capoeira Angola
|
Willian Moreira de Souza
|
Edson Moreira da Silva
|
|
SETOR SINDICAL
|
CUT/MG – Central Única dos Trabalhadores
|
Balbino Cosme de Sirqueira Neto
|
José Luiz Rodrigues
|
NCST/MG – Nova Central Sindical de Trabalhadores de Minas Gerais
|
Williman Hestefany da Silva
|
Adriana Pereira Rodrigues
|
|
EMPRESÁRIOS E EMPREENDEDORES NEGROS
|
CEABRAMINAS – Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros de Minas Gerais
|
Sérgio Pereira Diniz
|
Maurício Augusto do Nascimento Borromeu
|
PESQUISADORES, INTELECTUAIS OU UNIVERSITÁRIOS NEGROS
|
EDUCAFRO
|
Adelmo Francisco Gomes da Silva
|
Elaine Silva dos Santos
|
REPRESENTANTES DE OUTROS GRUPOS ÉTNICOS RACIAIS
|
INDIGENAS – Associação dos Povos Indígenas de Belo Horizonte e Região Metropolitana e Colar Metropolitano
|
Marinalva Maria de Jesus (Pataxó)
|
Pedro Paulo Martins (Aranâ)
|
ORGANIZAÇÕES DE MOVIMENTO DE VILAS E FAVELAS
|
Associação União Prado Lopes
|
Josélia do Nascimento Lopes
|
Marisa Aparecida Fonseca
|
ELEITORES
|
ENTIDADES
|
REPRESENTANTES
|
|
RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA – CANDOMBLÉ
|
Associação Beneficente Centro Espírita Ogum Yara
|
Fabiana Maciel Matias Pinto
|
|
CENARAB Minas
|
Lyztson Silva Salgado
|
||
Centro Espírita Cabocla Moema
|
Norcélia Moreira de Oliveira Costa
|
||
Centro Religioso e Cultural Afro brasileiro Logun Edé
|
Célia Gonçalves de Oliveira
|
||
Ilê Axé Afonjá Oxeguiri
|
Neise Lúcia da Fonseca Lisboa
|
||
Ilê de Odé
|
Hamilton Bonani
|
||
Roça de Pai Oxalá
|
Aristóteles Nery Soares
|
||
Rumpame Gelecy Odeonijecungi
|
Eliene Feliciano de Souza
|
||
SETOR SINDICAL
|
SINDIFES – Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições de Ensino
|
Maria José de Oliveira
|
|
SIND-UTE Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais
|
José Luiz Rodrigues
|
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/assembleia-tematica-discutira-qualificacao-dos-tae-do-cefet-mg-nesta-quinta-26/> Acesso: 28/06/2025 às 18:37