UFMG, CEFET-MG e IFMG aprovam indicativo de Greve para o dia 23 de Outubro

UFMG, CEFET-MG e IFMG aprovam indicativo de Greve para o dia 23 de Outubro 1
Em Assembleia na manhã desta terça-feira, dia 10 de outubro, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG aprovaram o indicativo de greve para o dia 23 de outubro. Desta forma, os delegados eleitos para representar a base na Plenária da FASUBRA, nos dias 21 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro, levarão esta deliberação para a Federação.

Com a aprovação do indicativo de greve pelos TAE da UFMG, falta somente a UFVJM deliberar sobre o indicativo. A assembleia na instituição está marcada para a quarta-feira, 11. Na UFMG, uma nova assembleia será marcada para a semana posterior à Plenária da FASUBRA, quando a conjuntura será reavaliada e decidido se o indicativo será mantido.

O movimento grevista será pautado na defesa das instituições federais de ensino públicas, gratuitas e de qualidade; na valorização dos servidores públicos; na manutenção dos direitos conquistados; contra a reforma da previdência; na revogação da reforma trabalhista e da lei da terceirização; contra as privatizações e por financiamento adequado dos serviços públicos.

Base do SINDIFES em Greve

No dia 4 de outubro, os TAE do CEFET-MG aprovaram o indicativo de greve para o dia 23; na avaliação realizada na Assembleia, é necessário resistir ao processo de desmanche da educação pública federal e lutar para que o governo Temer não acabe com os direitos conquistados.

Os TAE do IFMG, em Assembleia na última sexta, dia 6 de outubro, também aprovaram o Indicativo de Greve. A compreensão é de que cada vez mais o governo precariza os serviços públicos e, caso não haja resistência, universidades e institutos podem fechar as portas nos próximos anos. Para os trabalhadores, a greve tem o objetivo também de alertar a sociedade e abrir espaço para a discussão sobre a necessidade de uma educação pública de qualidade com financiamento adequado.

A UFVJM realiza assembleia nesta quarta-feira, dia 11 de outubro. A situação financeira da instituição é tão séria que já obrigou a redução de vagas para a entrada de novos alunos em 2018.

UFMG, CEFET-MG e IFMG aprovam indicativo de Greve para o dia 23 de Outubro 2

Caravana em Defesa da Educação Pública

No dia 19 de outubro haverá manifestação em Defesa das Universidade Públicas, no Rio de Janeiro, no campus da UERJ. A atividade busca fortalecer a unidade do campo da educação, sindical e estudantil, na resistência aos ataques promovidos pelo Governo Temer, bem como chamar a atenção da sociedade para a precarização da Educação.

A caravana sairá no dia 18 de outubro à noite do campus Pampulha da UFMG, e retornará a Belo Horizonte ao final das atividades. As inscrições devem ser feitas na secretaria do SINDIFES pelo telefone (31) 3441-0868.

Orientações aos caravaneiros:
– Utilize roupas leves e adequadas para caminhada;
– Use protetor solar;
– Leve boné ou chapéu para proteção;
– Se hidrate durante todo o percurso;
– Evite levar bens de valor;
– Não será permitida a participação de pessoas com problemas de saúde que estejam impossibilitadas de caminhar ou que possam ser agravados pela longa caminhada ou calor;
– Fique perto da delegação;
– Em caso de problemas, procure um dos diretores do Sindicato.

Debate entre as chapas concorrentes à reitoria da UFMG

O primeiro debate oficial entre as chapas candidatas à reitoria da UFMG acontece em 11 de outubro, às 13h, no auditório da Faculdade de Medicina, no campus saúde da UFMG.
O SINDIFES orienta que a Categoria participe do debate para que possa avaliar as posições das chapas concorrentes em relação das demandas da dos Técnico-Administrativos em Educação.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-divulga-nesta-quinta-16-resultado-parcial-das-eleicoes-2024-do-sindifes/> Acesso: 19/05/2024 às 03:10