Estudantes do CEFET-MG fazem ato, com apoio dos TAE, contra os cortes da educação 1

Na quarta-feira (5) da última semana, o governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou o confisco de mais R$ 1,1 bilhão do orçamento do Ministério da Educação para o ano de 2022. O bloqueio ameaçava prejudicar seriamente as universidades e institutos federais, incluindo o CEFET-MG e a UFMG, ao passo que algumas direções das instituições afetadas já anunciaram cortes em compras de insumos, licitações para obras, eventos institucionais e outras medidas que as afetariam não só academicamente mas também nas condições de trabalho dos servidores docentes e técnicos-administrativos.

Por iniciativa do Grêmio Estudantil do CEFET-BH, na sexta-feira (7), foi marcado um protesto na frente do Campus Nova Suíça, na Av. Amazonas. No final da manhã o trânsito da avenida foi interrompido no sentido Centro por mais de 300 estudantes e técnicos-administrativos, que apoiaram o ato junto com o SINDIFES.

Mesmo debaixo de chuva a manifestação aconteceu, dando uma resposta imediata ao anúncio do governo federal de precarizar ainda mais a educação pública federal, plano que o governo Bolsonaro vem cumprindo com rigor desde que assumiu o mandato. Em meio à pressão de atos como o de sexta-feira, em várias escolas e universidades do Brasil, o Ministro Victor Godoy recuou e anunciou no dia seguinte, em um vídeo nas redes sociais, que o governo federal iria liberar a quantia contingenciada.

Mesmo depois desse anúncio, servidores de diversos locais no país ainda se mobilizam contra as ações do governo vigente, que inclusive ameaça retomar a discussão no Congresso da PEC 32, a chamada Reforma Administrativa, que se aprovada vai continuar a destruir a carreira e a estabilidade do servidor público, entregando pra iniciativa privada o patrimônio do povo brasileiro. Nesse momento, nós trabalhadores temos que continuar alertas contra esses perigos e aumentar nosso grau de organização para poder enfrentar essas e outras ameaças que forem surgir.

Disponível em <https://sindifes.org.br/comissao-eleitoral-define-estrutura-de-apoio-presencial-para-votacao/> Acesso: 30/04/2024 às 14:33