Feriado no Dia da Consciência Negra é marcado pela Luta pela Igualdade Racial

Feriado no Dia da Consciência Negra é marcado pela Luta pela Igualdade Racial 1Nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, centenas de pessoas se reuniram na Praça Sete, coração de Belo Horizonte, para lutar contra o racismo e pela igualdade racial. Por volta das 15h, começaram a chegar os manifestantes, que realizaram um ato até às 16h40, quando iniciou-se uma marcha pela Avenida Afonso Pena, até o Parque Municipal, no Largo da Negritude, onde estão as estátuas de Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus, duas mulheres negras que marcaram a história mineira.
Este 20 de novembro é ainda mais significativo, pois será o primeiro feriado nacional dedicado à Consciência Negra, fruto da promulgação do decreto do Presidente Lula, em 2023. Uma data de denúncia e resistência, em defesa da igualdade racial e da valorização da cultura negra.
O feriado é uma oportunidade para refletirmos sobre as questões que ainda permeiam nossa sociedade, como o racismo, as desigualdades sociais e econômicas e a intolerância religiosa. Também serão realizados atos em várias cidades de Minas Gerais e nas capitais para levantar essas bandeiras e avançar na construção de uma sociedade justa.

Disponível em <https://sindifes.org.br/atualizacao-dos-valores-na-contribuicao-sindical/> Acesso: 04/07/2025 às 20:38