Acesso a estacionamento da Reitoria sofrerá mudanças no dia 20

Na próxima segunda-feira, 20 de setembro, o acesso ao estacionamento da Reitoria terá mudanças. O objetivo é reservar maior número de vagas aos servidores e melhorar o funcionamento do órgão. Segundo a Pró-reitoria de Administração, tem-se verificado quantidade significativa de atrasos e de reclamações de servidores que não conseguem estacionar os carros nas proximidades.

O prédio conta com cerca de 280 vagas e, destas, 180 serão exclusivas para servidores da Reitoria. O isolamento do estacionamento, segundo Márcio Baptista, pró-reitor de Administração, será feito, a princípio, por correntes; mais tarde, poderão ser instaladas cancelas permanentes. 

Serão fechadas as entradas da avenida Mendes Pimentel (a principal do campus) e da rua Professor Baeta Vianna (em frente ao Instituto de Ciências Biológicas – ICB). O acesso dos visitantes acontecerá, principalmente, pela rua Professor Eduardo Frieiro (em frente à Biblioteca Central). O controle dos veículos será feito por meio da afixação de adesivos fornecidos pela Reitoria aos funcionários cadastrados.

O pró-reitor de Administração também destaca que a iniciativa foi tomada devido ao intenso fluxo de carros na região. “Muitos dos funcionários e professores ficam sem vagas por causa da grande quantidade de carros que circulam no campus e estacionam na Reitoria”, afirma Márcio Baptista. “Por volta das 9h, por exemplo, dificilmente se encontra uma vaga.”

Plano maior

A alteração é parte de um conjunto de intervenções que visa melhorar o trânsito do campus Pampulha. As ações abrangem o transporte público que atende à Universidade, os ônibus internos, os estacionamentos, a prática da carona, informação e conscientização dos motoristas, entre outros aspectos.

Para José Nagib, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, “essas modificações são necessárias há muito tempo” e envolvem “ações de médio e longo prazo”.

De acordo com ele, a definição de uma política de trânsito foi feita mediante estudo amplo que foi colocado durante 60 dias para consulta pública, no site da UFMG. “Obtivemos retorno de cerca de 120 pessoas, que apontaram problemas e deram sugestões para a melhoria do projeto. Essas opiniões foram levadas em conta na finalização do estudo”, destaca Nagib.


Disponível em <https://sindifes.org.br/assembleia-tematica-discutira-qualificacao-dos-tae-do-cefet-mg-nesta-quinta-26/> Acesso: 28/06/2025 às 15:56