CEFET-MG decide adesão à Greve dia 28/03
Em Assembléia realizada no dia 17 de março, no auditório do Campus I do CEFET-MG, os Técnico-Administrativos em Educação da Instituição deliberaram por entrar em estado de Mobilização e já agendaram pela realização de uma nova Assembléia no dia 28 de Março, quando será definida a adesão à Greve.
Durante a reunião, a Coordenadora-Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, apresentou os Informes locais e nacional. Na ocasião ela disse que derrubar o PL 549/2009 e a MP 520/2010 não será fácil, e mais difícil ainda será conquistar algum reajuste salarial para este ano. “Se não nos mobilizarmos não teremos como ganhar nada nem em 2011 e tampouco no próximo ano”, alertou ela.
Para Rosângela Gomes Soares da Costa, Coordenadora de Educação da FASUBRA, desde 2005 está sendo debatida a mesma pauta e o Governo não tem atendido as constantes reivindicações dos trabalhadores. Segundo ela, isto piora ainda mais a situação, “pois não temos certeza e nem queremos iludir nenhum companheiro sobre a possibilidade de termos ganhos financeiros agora”. Rosângela avalia, porém, que se não houver mobilização já “a situação ficará ainda pior” afirmou.
Com relação a questionamentos apresentados sobre se uma possível greve em período de eleições – para Diretor Geral e de Unidades no CEFET-MG – poderia dificultar a inserção política da categoria no processo eleitoral, devido ao esvaziamento das unidades, Cristina del Papa foi categórica: “nenhuma eleição vai repor as perdas que teremos se não nos mobilizarmos firmemente neste ano”.
Pauta interna do CEFET-MG
Foi definido entre os presentes que, ao longo da mobilização, será construída a pauta interna de reivindicações. Os servidores que desejarem debater e ajudar na construção desta parte podem utilizar o Fala Cefet ou ou entregar suas contribuições na próxima assembléia.
Seminário sobre os rumos do CEFET
O CEFET-MG não aderiu ao projeto de IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) do MEC e enviou ao ministério um projeto de Universidade Tecnológica. Como tal projeto não foi devidamente apresentado à Comunidade Universitária, os Técnico-Administrativos em Educação deliberaram por realizar um Seminário de esclarecimento sobre o projeto, com o apoio do Sindicato à iniciativa. Uma comissão foi indicada para propor o formato e a programação do Seminário.
Próxima assembléia será no dia 28 de março
Já marcada para o dia 28 de março, a próxima assembléia será às 11h, no auditório do Campus I do CEFET-MG. Informações pelo telefone (31) 3441-0868 ou na sede do Sindicato. Todos estão convidados a participar e discutir a necessidade de se aderir ao movimento pelo estabelecimento de uma política salarial já, dentre outras importantes reivindicações.
Notícias Relacionadas
Disponível em <https://sindifes.org.br/atualizacao-dos-valores-na-contribuicao-sindical/> Acesso: 07/07/2025 às 01:20