Dia Nacional de Luta dos TAE – 10 de Agosto

Dia Nacional de Luta dos TAE - 10 de Agosto 1

Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, está agendada uma reunião entre os representantes dos Servidores Públicos Federais, incluindo membros da FASUBRA Sindical, e o Governo Federal. O foco da reunião é a discussão do orçamento destinado à recomposição salarial para o ano de 2024.

As entidades sindicais já apresentaram suas propostas e agora aguardam uma resposta por parte do governo. Para os Técnico-Administrativos em Educação, a reivindicação é de um reajuste substancial, alcançando um total de 53,05% nos próximos três anos. Esta proposta de reajuste está dividida da seguinte forma:

• Reajuste de 15,24% no ano de 2024;
  • Reajuste de 19,85% no ano de 2025;
  • Reajuste de 19,85% no ano de 2026.

Além da pauta salarial, também foi apresentada a demanda pela equiparação, com os de outros órgãos, dos auxílios alimentação, creche, saúde e outros benefícios. As solicitações incluem, ainda, a atualização da indenização de transporte e a assinatura da Convenção OIT 151 (data-base e outros), entre outras questões de interesse.

Em paralelo à luta pela recomposição salarial, o compromisso de buscar revogar uma série de legislações prejudiciais aos interesses do serviço público e dos servidores públicos federais continua. Isso inclui a IN 02/2018, IN 54/2021, Decretos 9262/2018 e 10.185/2019, Decreto nº 9991/2019, Decreto n° 10.620/2021, PEC 32 e PL 252/2003, entre outras.

A FASUBRA ainda pressiona o governo para abrir as negociações sobre a reestruturação do Plano de Cargos e Salários dos Técnico-Administrativos em Educação. Na primeira reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana, foi cobrada a reativação da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, peça fundamental no processo de reestruturação.

É necessário nos manter mobilizados para pressionarmos governo e parlamentares, pois só assim teremos condições de avançar na nossa pauta, que é extensa.

• Participe das atividades promovidas pelo SINDIFES;
  • Dialogue com seus colegas de trabalho sobre a necessidade de lutar por melhores condições de trabalho e salários;
  • Expresse sua opinião nas redes sociais em favor de investimentos no serviço público e de remuneração adequada para os servidores públicos federais;
  • Mantenha-se atento às lives, sites e redes sociais do movimento sindical para se informar e ajudar na mobilização.

Juntos Somos Mais Fortes!

Disponível em <https://sindifes.org.br/fasubra-proxima-reuniao-da-mesa-especifica-e-temporaria-sobre-carreira-sera-no-dia-22-de-fevereiro/> Acesso: 28/04/2024 às 21:39